castelos medievais

castelos medievais

sábado, 29 de outubro de 2011

QUAL É A VERDADEIRA CAPITAL DESSES PAISES? ENTENDA OS CASOS

Mapas, livros de Geografia e até muitos sites importante de Geografia divergem sobre as capitais dos países relacionados abaixo; mas porque não chegam a um acordo? vamos entender porque:
1) A Capital de TUVALU é reconhecida por alguns como FUNAFUTI, por outros como FONGAFALE, mas na realidade qual é a capital mesmo? vamos entender:
Ilha de Fongafale, Tuvalu
FUNAFUTI é um dos oito atóis e ilhas que compõem TUVALU, sendo que o atol de FUNAFUTI é dividido em 33 ilhotas em uma área de 2,4 km². A maior ilhota de FUNAFUTI é FONGAFALE, que possui 12 km de comprimento e entre 10 a 400 metros na maior largura. FONGAFALE está dividida em  4 vilas: ALAPI (1.024 hab.), FAKAI FOU,  SENALA (589 hab.) E VAIAKU (Imagine isso: 4 vilas em uma ilha de 0.65 km²). A Sede do Governo está situada na vila de VAIAKU com 516 habitantes. Mas como não existe uma divisão administrativa oficial como cidades e municípios, em muitos mapas a Ilha de FONGAFALE é a capital oficial, em outros as 33 ilhotas do atol de FUNAFUTI representam a capital e é raro quem reconheça VAIAKU como a capital de fato.

2) A Capital de KIRIBATI  também é motivo de discussão (ou era) em muitos meios de comunicação. Em Mapas e livors de Geografia aparece como TARAWA, em outros como BAIRIKI e atualmente como TARAWA DO SUL. Vamos entender o Caso: TARAWA é um atol formado por 24 ilhotas, em forma da letra J, com a união de vários atóis na ponta sul do J por pontes a ilhota de BAIRIKI, deixou de ser reconhecida como capital, assim como todo o atol TARAWA. Formou-se então a nova capital, com a união das ilhotas do sul por pontes e a separação dos poderes em três vilas: BAIRIKI (Executiva), AMBO (Legislativa) e BETIO (Judiciária), chamada então de municipalidade não oficial de TARAWA DO SUL.
File:Tarawa map w.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário