castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS: OURO BRANCO DO SUL - MT

Vereadores de Itiquira buscemancipação de Ouro Branco do Sul
Vereadores de Itiquira entregam abaixo-assinado a Riva para emancipação do distrito de Ouro Branco do Sul

Vereador João Carlos de Oliveira entrega abaixo-assinado a José Riva. Foto: Maurício Barbante

Na tarde de ontem (22/02), os vereadores de Itiquira, João Carlos de Oliveira (DEM), Silvano Tunes (PV) e Ademir Alves de Oliveira (PMDB) fizeram a entrega de um abaixo-assinado com mil assinaturas, ao presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PP), reivindicando a emancipação do distrito de Ouro Branco do Sul, do município de Itiquira.

Dentre os motivos apresentados para a emancipação, os parlamentares colocaram a distância que o distrito tem da sede, cerca de 100 quilômetros, a qual cria dificuldades para os moradores do local, comerciantes e proprietários rurais, que têm de se deslocar até Itiquira para poderem efetuar diversos serviços (bancos, cartórios e outros) e também em razão de melhorias urgentes que o distrito necessita.

Detentor de três mandatos consecutivos, o vereador pelo distrito e ex-presidente da Câmara Municipal de Itiquira, João Carlos de Oliveira (João do Mercado), reforçou que Ouro Branco do Sul não tem o retorno adequado, em obras e serviços, em relação ao que arrecada para o município.

“Ouro Branco faz parte de um grupo de 22 outros distritos de municípios mato-grossenses, que estão em vias de emancipação. Nosso distrito contribui para os cofres públicos com a arrecadação incidente sobre a agropecuária, extração de látex (borracha), e geração de energia pela hidrelétrica no rio Correntes”, frisou o parlamentar do DEM

O vereador enfatizando ainda que a empresa Michelin, antes de sua retirada do distrito, doou 22 hectares de sua área extrativa, para a implantação de um distrito industrial. “Tudo isso representa um somatório de potencialidades, que habilita Ouro Branco do Sul a pleitear e conseguir sua emancipação”, disse o João Carlos, lembrando que a população de mais de três mil habitantes anseia por esse desfecho.

Já a audiência com o deputado José Riva foi satisfatória, segundo o vereador, em razão da ótima receptividade que os pedidos de emancipação recebem do presidente da Assembléia Legislativa, “que apóia a criação de novos municípios, por também entender que assim o desenvolvimento de cada município novo, se verifica de forma agilizada e satisfaz o desejo de cidadãos que neles residem”, concluiu João Carlos de Oliveira.

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário