castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS: ALGUMAS ÁREAS EMANCIPANDAS DO MARANHÃO

Eis abaixo a lista de algumas áreas emancipandas do estado do Maranhão:

Alto Brasil (Grajaú)
Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré)
Baixão Grande (São Domingos do Maranhão)
Brejinho (Bacabal)
Barro Duro (Tutóia)
Batavo (Balsas)
Calumbi (Presidente Dutra)
Coqueiro (São Bernardo)
Coque (Vitória do Mearim)
Cordeiro do Maranhão (Pio XII)
Crioli (Aldeias Altas)
Ebenezea (Zé Doca)
Faísa (Santa Luzia)
Paiol do Centro (Parnarama)
Novo Jardim (*)
Ipiranga do Maranhão (Barra do Corda)
Lagoa Comprida (Arame)
Roberto Leite (*)
Juçaral-Mirim (Altamira do Maranhão)
Mundo Novo (Amarante do Maranhão)
Jacaré do Maranhão (Penalva)
Nova Conquista (Açailândia)
Palestina do Maranhão (Brejo)
Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim)
Queimadas (Santa Helena)
Moisés Reis (*)
Santa Vitória (Dom Pedro)
Santo Onofre (Santa Luzia)
Três Lagos (Lago da Pedra)
Trizidela (Colinas)
Itaqui-Bacanga (São Luis)
Maracanã (São Domingos do Maranhão)
Porto Santo (Turiaçu)
São José das Verdades (*)
Vila Pindaré (Buriticupu)
São Simão (Rosário)
Belém do Maranhão (Tuntum)
Ipuiru (Tuntum)
Quadros (Zé Doca)
Nazaré do Bruno (Caxias)
Novo Bacabal (Açailândia)
Canabrava (Araioses)
Novo Caru (Bom Jardim)

4 comentários:

  1. Alem dessas áreas emancipandas devem ser incluidos os distritos de Guajajara, Novo Carú e Cohatrac (este último um bairro de São Luis que dificilmente passará na comissão de triagem do estado do Maranhão. Deveríamos seguir o modelo do Canadá também,onde cada reserva indígena representauma municipalidade autônoma, sendo que sua área territorial não pertence a nenhum outro município, sendo as verbas de Saúde, educação e FPM reapssados direto pelo governo Federal. Poderíamos ter então o município indigena Yanomami? com uma área territorial de 99.000 km² e 12.000 hab? e o município de Raposa-Serra do Sol? Podemos muito bem ser um país de 1º mundo e seguir os exemplos dos Estados Unidos e do Canadá.

    ResponderExcluir
  2. Dentre os povoados da lista acima, conheço muito bem o emancipando Palestina - Brejo - MA. Que apresenta características de cidade mesmo, com comercio bem estruturado, tem boas escolas, Posto de Gasolina, várias pequenas empresas, posto fiscal, Ruas bem definidas inclusive com nomes em todas; Centro hospitalar, rede de água, centro de plantação de soja, milho e arroz, Igrejas, catolica e Protestantes, infra-extrutura suficiente para abrigar a administração pública, Acesso à internet, entre outras.
    E além disso tudo um povo simples e alegre.

    ResponderExcluir
  3. amigo leitor conheço muito bem cana brava e quero dizer para todos voceis que cana brava tem reais condiçôes para ser emancipada,como por exemplo;a rodovia 034,4 colérgio ginásio,posto de saúde,posto de gasolina,mercado municipal,praça pulblica,rodoviária com onibus saindo para todos os lugaris como são paulo, rio de janeiro,brasilia,belem, fortaleza,sao luis,e muito mais lugares,2 grandes clubs como daguiashow,e bica do yoyô,farmacias,muitas lojas de grandes postes,churrascarias,vários baneários.e um lugar que é bastante visitado por turista de todas as regioes,e muito mais,eu acredito que cana brava é o povoado com mais condicoes para se emancipar de todos os outros,com certeza qem duvidar é só vim conferir,o mais um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Novo caru município de bom jardim merece passar a ser cidade pois conheço o seu sofrimento e lá tem estrutura e sem contar que é uma população sofrida e carente.vamos ver sen joão alberto honre seu nome com este povo que tanto admira a sua pessoa.valeu e boa sorte!

    ResponderExcluir