castelos medievais

castelos medievais

domingo, 20 de novembro de 2016

LUGARES REMOTOS PELO MUNDO QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER

2.bp.blogspot.com
Créditos: 2.bp.blogspot.com
Ilha da Decepção
O local quase totalmente abandonado já foi base de expedições russas e britânicas. A Ilha Decepção fica dentro de um vulcão, o que a torna um ótimo lugar para se estudar a atividade geotérmica (para os pesquisadores argentinos e espanhóis que vivem por lá). A ilha recebe turistas ocasionalmente, em busca de pinguins e de um banho vulcânico na areia.
Ilha Sentinela do Norte – Índia
i.huffpost.com
Créditos: i.huffpost.com
Ilha Sentinela do Norte
Na Baía de Bengala, a Ilha Sentinela do Norte é a versão real das ilhas remotas dos filmes. Sabe quando os aventureiros chegam à praia e são recebidos por nativos armados? Cerca de uma dúzia de pessoas já relatou que o encontro com os sentinelenses foi assim – tendo o mais recente acontecido em 2004, quando dois pescadores foram parar lá sem querer e foram mortos. Então, se você está tentando abandonar a vida cheia de futilidades, esse é o melhor lugar que você pode procurar, contanto que você consiga convencer os nativos a te deixarem ficar.
Estação metereológica de Alert, em Nunavut – Canadá
www.where.ca
Créditos: www.where.ca
Nunavut, onde fica a estação
Alert é a região mais setentrional habitada do planeta, porém sem nenhum residente fixo. A apenas 800 km do Polo Norte, os únicos habitantes são cientistas, que estudam o clima, e militares operando sinais de rádio das forças armadas.
Ilhas Kerguelen – Sul do Oceano Índico
at-communication.com
Créditos: at-communication.com
Ilhas Kerguelen
Também conhecidas como “Ilhas da Desolação”, as Ilhas Kerguelen é um dos lugares mais isolados do planeta. A população varia entre 70 e 110 pessoas, para um território de pouco mais de sete mil quilômetros quadrados, o que torna muito fácil evitar outras pessoas se você não quiser encontrar ninguém.
Montanha de Gangkhar Puensum – Butão
3.bp.blogspot.com
Créditos: 3.bp.blogspot.com
Montanhas de Gangkhar Puensum
Um trio de montanhas remotas na fronteira entre o Butão e o Tibete, Gangkhar Puensum é o ponto butanês mais alto e, possivelmente, a montanha mais alta do planeta que nunca foi alcançada. Houve diversas expedições, mas todas falharam. A partir de então, o montanhismo é proibido na região. Poucas pessoas desviam seu caminho para conhecer as montanhas, tornando-as um ótimo lugar para ficar com poucas pessoas em volta.
Ilhas Pitcairn – Polinésia
canigetanotherbottleofwhine.com
Créditos: canigetanotherbottleofwhine.com
Ilhas Pitcairn
O arquipélago todo tem uma população de 56 pessoas. Extremo sul da Polinésia Francesa, as Ilhas Pitcairn são acessíveis somente por barco, então raramente são visitadas por forasteiros –  excluindo o grande número de turistas que passam o dia lá quando algum dos dez cruzeiros que passam pela região atracam ali por perto.
Arquipélago Tristão da Cunha – Sul do Oceano Atlântico
3.bp.blogspot.com
Créditos: 3.bp.blogspot.com
Tristão da Cunha
O arquipélago mais remoto do mundo, Tristão da Cunha é um grupo de ilhas vulcânicas próximas à África do Sul, que possui uma população de 264 habitantes. Demora cerca de seis dias de barco para chegar às ilhas e  poucas embarcações fazem o trecho hoje em dia. Assim, menos pessoas estão indo para lá, o que garante que o lugar permanecerá praticamente intocado para sempre.
Ilha de Páscoa – Chile
cdn.media.kiwicollection.com
Créditos: cdn.media.kiwicollection.com
Ilha de Páscoa
Também conhecida como Rapa Nui, a ilha das esculturas de pedra gigantes é mais populosa do que muitos lugares remotos aqui listados. Localizada a cerca de 3.200 km da costa do Chile, a ilha vê mais turistas do que o seu número de habitantes todos os anos e é isso que a faz um lugar remoto.
Ilha Socotra – Iêmen
lensible.com
Créditos: lensible.com
Ilha Socotra
Situada entre três outras ilhas no Oceano Índico, Socotra é a maior da cadeia e, provavelmente, a mais incomum. Com um terço da flora nativa sendo exclusiva da ilha, a paisagem ganhou o curioso título de um dos “lugares com a paisagem mais alien da Terra”.
Ártico Inacessível
assets.nerdwallet.com
Créditos: assets.nerdwallet.com
Ártico Inacessível
Distante de qualquer pedaço de terra do planeta, o Ártico Inacessível não está em terra, mas no gelo. Como resultado, nenhuma estrutura permanente pode ser erguida lá. O lugar não é chamado de inacessível à toa. Há um debate sobre se alguém já conseguiu chegar lá caminhando sobre o gelo.
Floresta Amazônica
www.jod.uk.com
Créditos: www.jod.uk.com
Floresta Amazônica
Com 5 milhões e 500 mil quilômetros quadrados de mata densa, a Floresta Amazônica se expande por nove países e estima-se que tenha quase 390 bilhões de árvores. Um fato curioso é que quase metade dos nutrientes necessários para manter o solo da floresta vem do deserto do Saara, soprado pelo vento sobre o Oceano Atlântico.
Supai, Arizona – Estados Unidos
static.grindtv.com
Créditos: static.grindtv.com
Supai
Na comunidade mais remota dos Estados Unidos, os 208 residentes de Supai ainda mandam e recebem sua correspondência por mulas, de verdade.
Ittoqqortoormiit – Groenlândia
www.airgreenland.com
Créditos: www.airgreenland.com
Supai
Uma das cidades mais isoladas na já remota Groenlândia, Ittoqqortoormiit tem 452 habitantes. O nome é traduzido para “casa grande dos moradores” do groenlandês oriental. Sua economia ainda se baseia na tradição da caça de baleias e ursos polares.
 Estação Amundsen-Scott – Polo Sul
www.fredsullivan.com
Créditos: www.fredsullivan.com
Estação Amundsen-Scott
Localizada no ponto mais ao sul do planeta, a estação de pesquisa Amundsen-Scott abriga entre 50 e 200 pesquisadores apenas. Lá, a base de pesquisa vive seis meses durante o dia, nos quais a temperatura chega a -15°C, e seis meses de noite, com temperaturas chegando a até -100°C!
Foula – Escócia
visit.shetland.org
Créditos: visit.shetland.org
Foula
Provavelmente a ilha habitada mais remota da Grã-Bretanha, Foula – ou “Ilha dos Pássaros”, traduzido do nórdico antigo – foi habitada por 5 mil anos. Hoje, a população é de apenas 38 pessoas. Seu isolamento fez com que Foula fosse um dos últimos lugares onde a língua “norn”, uma variação do nórdico antigo, continuou sendo falada, até meados do século 19.
Estação McMurdo – Antártica
www.sci-fi-o-rama.com
Créditos: www.sci-fi-o-rama.com
Estação McCurdo
Apesar da fama de ser a maior comunidade de toda a Antártica, isso não significa muito. Base do “United States Antarctic Research Program”, a estação McCurdo serve como última parada antes de se chegar ao Polo Sul e serve como abrigo para 113 cientistas e pessoal de apoio.
Oymyakon, Sibéria – Rússia 
runningmagazine.ca
Créditos: runningmagazine.ca
Oymyakon
Com a sua proximidade ao Polo Norte, Oymyakon mantém uma pequena população devido à sua fama de ser um dos lugares habitados mais frios do planeta. O chão fica permanentemente congelado, o que é curioso ao se considerar que, no verão, as temperaturas podem atingir os 27°C.
Svalbard – Noruega
i.dailymail.co.uk
Créditos: i.dailymail.co.uk
Svalbard
Também conhecido como Spitzbergen, Svalbard fica entre a Noruega e o Polo Norte. Há apenas cinco espécies vivendo no local: renas de Svalbard, ursos polares, raposas do Ártico,  ratazanas do sul, acidentalmente introduzidas no local, e humanos. Com uma população multi-racial, que mistura pesquisadores, mineiros e trabalhadores do setor de turismo, Svalbard é considerado um dos lugares mais seguros do planeta, com quase nenhum crime registrado.
Arquipélago de St. Kilda – Escócia
i.dailymail.co.uk
Créditos: i.dailymail.co.uk
Arquipélago de St. Kilda
Apesar de ter uma população de cerca de 180 pessoas durante 2 mil anos, o arquipélago de St. Kilda não tem residentes desde 1930. Para se ter uma ideia de como St. Kilda é historicamente isolado, anedotas contam que, para se comunicar com o resto do mundo, os habitantes  subiam até o ponto mais alto das ilhas e acendiam uma fogueira ou colocavam mensagens em garrafas e jogavam-nas no mar.
Ilha Bouvet – Noruega
coolinterestingstuff.com
Créditos: coolinterestingstuff.com
Ilha Bouvet
Ilha solitária mais remota do mundo, a norueguesa Bouvet é completamente inabitada. A primeira missão que obteve sucesso em chegar ao ponto mais alto da ilha aconteceu recentemente, em 2012, e a equipe deixou uma cápsula do tempo para ser recuperada em 2062.
Ilhas Keeling – Austrália
2.bp.blogspot.com
Créditos: 2.bp.blogspot.com
Ilhas Keeling
Também conhecidas como “Ilhas Cocos”, apenas duas das 24 ilhas são habitadas, com uma população total de 600 pessoas. Localizadas entre a Austrália e o Sri Lanka, as ilhas, historicamente, tiveram função tática devido à sua proximidade do Oceano Índico e das rotas do sul da China, além de ter sido disputada durante as duas Guerras Mundiais por ser um ponto de comunicação.
Ilha Macquarie – Austrália
http://images4.fanpop.com/
Créditos: http://images4.fanpop.com/
Ilha Macquarie
Situada entre a Nova Zelândia e a Austrália, a Ilha Macquarie abriga entre 20 e 40 pessoas e toda a população de pinguins-real durante a época de nidificação. Todos os pinguins-real. Do mundo inteiro. Em um lugar. Imagine só!
Rapa Iti – Polinésia Francesa
sailingillusion.com
Créditos: sailingillusion.com
Rapa Iti
Rapa Iti abriga 497 habitantes e diversas espécies de aves migratórias, tornando a ilha uma “IBA” (Important Bird Area). Popularmente conhecida como “Rapa”, o nome se refere ao território, que inclui um pequeno punhado de ilhas desabitadas, em grande parte, e quatro grandes rochas vulcânicas.
Motuo – Tibete
french.tibet.cn
Créditos: french.tibet.cn
Motuo
As terras agrícolas de Motuo têm uma média de uma pessoa a cada 1,6 quilômetros quadrados e possui um clima agradável, que permite que cerca de três mil espécies de plantas habitem o local. Último município em toda a China, sem acesso rodoviário, Motuo só ganhou uma estrada em 2010, o que significa que é só uma questão de tempo antes que edifícios comecem a surgir de forma agressiva na região.
Península do Cabo York – Austrália
www.wilderness.org.au
Créditos: www.wilderness.org.au
Península do Cabo York
Península remota, que marca a ponta norte de Queensland, a Península do Cabo Yok ainda abriga diversas comunidades aborígenes, apesar do solo infértil da região. O segredo de Cabo York pode estar acabando – à medida que a área vê o aumento de turistas –, mas a preservação é prioridade desde os anos 90 e o desenvolvimento é estritamente controlado.
Koryak Okrug – Rússia
russiangeography.com
Créditos: russiangeography.com
Koryak Okrug
Os impressionantes 300 mil quilômetros quadrados fazem de Koryak Okrug o lugar com a menor população de toda a Rússia. Por alguma razão, as pessoas parecem estar se mudando de lá a uma taxa relativamente constante, o que pode significar que Koryak Okrug se torne uma grande área abandonada nas próximas décadas.
Ilha de Pedro I – Antártica
www.utsa.edu
Créditos: www.utsa.edu
Ilha de Pedro I
Esta ilha vulcânica a 700 km da Antártica é completamente inabitada, por conta da sua cobertura glacial torná-la pouco acessível. A maioria da vida existente em Pedro I é de focas e de aves marinhas.
Changtang – Tibete
www.dragonvacations.com
Créditos: www.dragonvacations.com
Changtang
Representando um pedaço do lendário Planalto Tibetano, Changtang abriga apenas pessoas nômades, que vagam com gado, por conta do clima difícil. É lar também da mais alta vila habitada, Karzok, na margem do rio Tsomoriri.
Taiga Siberiana
www.todayifoundout.com
Créditos: www.todayifoundout.com
Taiga Siberiana
A Taiga Siberiana é uma ecorregião no maior bioma do mundo. Com quase 4 milhões de quilômetros quadrados, a Taiga Siberiana tem uma biodiversidade incrível, com cerca de 2.300 espécies de plantas, mesmo com as condições de clima adversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário