castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 2 de junho de 2015

VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE: A PRIMEIRA CAPITAL DO MATO GROSSO

Vila Bela da Santíssima Trindade é um município brasileiro do estado do Mato Grosso. Sua população, de acordo com estimativas do IBGE, era de 15.138 habitantes em 2014. A área do município é de 13.630,948 km².

//////localização do Município em vermelho

vista aérea
Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico de Mato Grosso.
No centro de Vila Bela, estão as ruínas de uma catedral do período colonial. Ela é um símbolo da cidade e constitui o marco de uma historia que começa em1752 .Naquela época, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo. Foi, então, criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de março de 1752 com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Enquanto foi capital, a cidade obteve um progresso muito grande devido aos investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais para os novos moradores. No entanto, as dificuldades de povoar a região (distância, doenças, falta de rotas comerciais) e o estabelecimento de um importante centro comercial em Cuiabá acabaram forçando a transferência da capital em 1835. Os moradores abandonaram a região, deixando casas, estabelecimentos comerciais e escravos para trás.

Centro da cidade

Localiza-se a uma latitude 15º00'29" sul e a uma longitude 59º57'02" oeste, estando a uma altitude de 198 metros.
Prefeitura Municipal
Vila Bela da Santíssima Trindade tem o nome mais longo de todos os municípios brasileiros, com 32 caracteres.
Igreja Santa Clara

Ruínas protegidas do Forte


Rua da cidade

Serra Ricardo Franco no interior

Cachoeira do Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário