castelos medievais

castelos medievais

domingo, 5 de abril de 2015

TORONTO, A MAIOR METRÓPOLE DO CANADÁ

Toronto é a maior cidade do Canadá, e a capital da província de Ontário, situada na margem norte do Lago Ontário. A cidade de Toronto propriamente dita possui 2.615.061 habitantes (inclui os antigos municípios de East York, Etobicoke, North York, Scarborough e Toronto, que se fundiram) e uma região metropolitana de 5.132.794 habitantes. 


Flag of Toronto

Aproximadamente um terço da população canadense vive dentro de um raio de 160 quilômetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, além de ser o centro financeiro do Canadá, bem como um dos principais centros culturais, científicos, maior pólo industrial, financeiro e de telecomunicações. 



Toronto está localizada na margem norte do Lago Ontário. A cidade limita-se ao sul com o o Lago Ontário, a leste com a Durham, ao norte com York e a oeste com Peel. A cidade é cortada por nove vias expressas que juntas possuem aproximadamente 75 quilômetros de extensão. 



Vários rios cortam a cidade, das quais as principais são o Rio Don, o Rio Humber (Ontário) e o Rio Rouge. A flora dos vales destes rios são protegidos pela cidade, o que permite a existência de vales densamente florestados dentro de Toronto, com trilhas dentro da cidade. 



Toronto é um grande centro turístico, contendo uma rica variedade de atrações, entre as mais conhecidas, estão a CN Tower, que foi por muitos anos a mais alta estrutura do mundo, e o ROM (Royal Ontario Museum), com suas mais seis milhões de peças que o tornam o maior museu do Canadá. 


O sistema de transporte público de Toronto é um dos mais auto-suficientes da América do Norte, de responsabilidade do Toronto Transit Commission (Comissão de Trânsito de Toronto), que controla as rotas de ônibus, bondes e metrô que operam dentro da cidade. 



universidade
São aproximadamente 400 linhas de ônibus e 12 linhas de bondes servindo a cidade. Toronto é atualmente a única cidade no continente americano, bem como uma das poucas cidades do mundo, a possuir um sistema extensivo de bondes, voltado unicamente para o fornecimento de transporte público. 


As linhas de bonde operam primariamente no centro da cidade, servindo várias das mais movimentadas ruas e avenidas da cidade. Todas as linhas de bonde e a grande maioria das linhas de ônibus conectam-se em algum ponto com uma estação de metrô. O sistema de metrô de Toronto possui 70 quilômetros de extensão e um total de 80 estações espalhadas em quatro linhas diferentes. 


Toronto é servida por cerca de 175 quilômetros de ferrovias. A cidade dispõe de um número de estações de trens para locomoção entre as cidades que compõem a região metropolitana de Toronto, e de uma estação central, a Union Station, localizada no centro financeiro da cidade. 



Toronto possui dois aeroportos dentro da cidade propriamente dita, e um total de oito em sua região metropolitana. O principal aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional Lester B. Pearson (YYZ), localizado na cidade vizinha de Mississauga. É o quarto aeroporto internacional mais movimentado de todo o continente americano, e é o mais movimentado do país. 


O Porto de Toronto, localizado próximo ao centro da cidade, movimenta cerca de dois milhões de toneladas de carga por ano, através de navios de pequeno e médio porte. Para o recebimento de navios de grande porte, Toronto faz uso do porto de Montreal (através de uma conexão via ferrovia). O transporte entre Toronto e as Ilhas Toronto é feito através de balsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário