castelos medievais

castelos medievais

sábado, 29 de setembro de 2012

MACAPÁ - A CAPITAL DO MEIO DO MUNDO


Ficheiro:Amapa Municip Macapa.svg
Macapá é a capital do estado do Amapá, localizada no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais.


É a única capital cortada pela linha do Equador e que está localizada às margens do Rio Amazonas.


Segundo pesquisas feitas pelo IBGE em 2011, a cidade conta com uma população de 407.023, sendo que 97,92% vivem na zona urbana e 2,08% vivem na zona rural.


Sua região metropolitana tem 509.883 habitantes, sendo a terceira maior aglomeração urbana do Norte.



A cidade representa sozinha 60% da população do Amapá e 3,50% da população de toda a Região Norte do Brasil. 
Ficheiro:Noite em Macapá AP.jpg



Macapá vem se destacando entre as maiorias das capitais brasileiras pelo rápido crescimento econômico e populacional.


A Região Metropolitana de Macapá é uma área de livre comércio entre os municípios de Macapá e Santana que estão sofrendo o processo de conurbação.


O relevo de Macapá é de formação rochosa, com grande potencial turístico, com uma altitude de 14 metros acima do nível do mar.


O clima do município de Macapá é equatorial quente-úmido, com temperatura máxima entre 32,6 °C e a mínima entre 20 °C. A sensação térmica no verão pode passar dos 45 °C.


As chuvas ocorrem nos meses de dezembro a agosto, não chegando a atingir 3.000 mm. A estação das secas se inicia no mês de setembro e vai até meados de dezembro.


A cidade possui um aeroporto com uma pista de 2.100m de comprimento e 40m de largura , que opera voos nacionais e internacionais (para a Guiana Francesa). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário