castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DIOMEDE: UMA VILA NO MEIO DO NADA

File:Little Diomede Island village.jpeg

A vila de Diomede se situa na ilha Diomede Menor (que pertence ao Estado do Alaska, já a ilha Diomede Maior pertence à Rússia). Possui uma população de 115 habitantes, sendo a única povoação nesta ilha de 7,4 km².Na lingua inuit é conhecida como  Ignaluk.
File:Diomede Islands Bering Sea Jul 2006.jpg

Ficheiro:Wfm diomede islands.jpg

Vale ressaltar que entre a ilha Diomede Maior (com 29 km²) e a ilha Diomede Menor a distância é de 4 km.

Localização

As ilhas ficam no Estreito de Bering entre o estado americano do Alasca a leste e a Sibéria russa a oeste, o Mar de Chukchi ao norte e o Mar de Bering ao sul. Ficam a cerca de 9,6 km do rochedo Fairway, não considerado com parte das Diomedes. São também chamadas de Ilha do Amanhã, a maior (Ilha de Ratmanov), e Ilha de Ontem, a Diomedes Menor, pois a ilha maior (Rússia) está 20 horas (quase um dia) à frente da ilha menos (EUA) em termos de fusos horários.
No estreitíssimo braço de mar que as separa (com cerca de 3,8 km) passa a linha de fronteira entre as duas superpotências da Guerra Fria. Passa também a Linha Internacional de Data que fica a cerca de 2 km de cada ilha. Nessa latitude (65º 47’N), essa linha passa na longitude 168°58'37"W. Esta particularidade tem várias consequências: No longo período invernal é possível atravessar a pé o mar gelado entre as ilhas, e além de mudar de país muda-se de data. A ilha Diomedes Maior é considerada o ponto extremo leste da Federação Russa..
Em 1987, durante a Guerra Fria, a nadadora de grandes distâncias Lynne Cox nadou no mar gélido e conseguiu unir as ilhas no sentido Rússia - Estados Unidos, após anos a pedir autorização às autoridades da então União Soviética. Ela cruzou a então chamada “Cortina de Gelo” do Mar de Bering e foi saudada por Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário