castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ILHAS JUAN FERNANDEZ, OS TESOUROS DE ROBINSON CRUSOE

Área: 147,5 km²
População: 633 hab. (2002) sendo 598 ha área urbana e 35 na área Rural
Tipo: Municipalidade




O arquipélago Juan Fernandez é um conjunto de ilhas do território do Chile situado no Pacífico Sul mais de 670 km do continente. Compreende as ilhas de Robinson Crusoe (anteriormente conhecida como Más a Tierra ), Alejandro Selkirk ( Mas Afuera ), a ilha de Santa Clara e ilhotas menores. Elas são famosas pelo romance Robinson Crusoe.

















Na manhã de 27 de fevereiro de 2010 as ilhas foram atingidas por um tsunami com ondas de até 15 metros de altura causada pelo terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu grande parte do país.


















Localização

Localizada 670 km ao largo da costa chilena, ao largo do porto de San Antonio , embora seu ponto mais próximo ao continente é Loanco, Região do Maule , onde a distância é exatamente 600 km .



Geografia

Sua origem geológica é vulcânica e - relativamente recente: as pedras têm um comprimento de apenas 1 a 2 milhões anos. O clima é subtropical . As três principais ilhas têm uma área total de 147 km ². O arquipélago está localizado entre a latitude 33 º 36 'e 33 º 46' S e longitude 80 º 47 'e 78 º 47' W. Administrativamente sob o distrito de Juan Fernandez , pertencente à província de Valparaíso , V Região do Chile. No entanto, uma emenda constitucional feita em 2007 estabeleceu o arquipélago como um "território especial" para que o seu governo ea administração será regido por um estatuto especial contemplado na declaração de direitos , respectivamente, para a emissão.

Faz parte do Chile insular. O arquipélago pode ser alcançado por via aérea (03/02 horas) e marítimo (24-72 horas).

Ilhas

Em 1966 , eles mudaram os nomes das duas principais ilhas do arquipélago:mas a atierra para Robinson Crusoe e mas afuera  para Alexander Selkirk .

A Ilha Robinson Crusoe é a única ilha é habitada permanentemente, em Robinson a população varia porque os estudantes que estudam na ilha tem que ir para a faculdade no continente porque na ilha não existe uma instituição para o estudo, só tem um ensino médio. Ela está localizada a 33 ° 38'42 .50 "S 78 ° 49'23 .48 "O . Possui uma área de 96,4 km ².  / -33.6451389, -78.8231889
Os habitantes da ilha são descendentes de colonos, espanhois, alemães, franceses e suíços, moldando a comunidade da ilha atual.
A população do arquipélago, segundo o Censo 2002 é de 630 habitantes, a maioria concentrada na cidade de San Juan Bautista , em Cumberland Bay ,sede da COMUNA (município) de Juan Fernandez, fundada em 1877 pelo suíço Baron Van Rodt Alfred , que foi concedida a permissão para explorar os recursos naturais da ilha.
Após o desastre de Rancagua ( 1814 ), durante as lutas pela independência, a ilha serviu de prisão para patriotas Juan Egaña e outros que tinham de viver na chamada Cave of the Patriots (Monumento Histórico em 1979).
Durante o governo de Carlos Ibáñez del Campo ( 1927 - 1 931 ), a ilha foi usada para os mesmos fins.
A principal atividade econômica é a pesca de lagosta ( Jasus frontalis ).
Sua população está em declínio, principalmente porque os jovens migram para o continente (Chile) de melhores oportunidades e menos isolados.
A ilha Alejandro Selkirk localizada a 33 ° 45'48 .72 "S 80 ° 45'25 .33 "O , tem uma área de 48 km ². Salienta o morro dos Inocentes, com uma altura de 1.650 metros acima do nível do mar. Ilha, onde alguns pescadores vivem lá na temporada de pesca de lagosta, que é 1 outubro - 1 maio.  / -33.7635333, -80.7570361A ilha de Santa Clara localizado no 33 ° 42'8 .26 "S 78 ° 56'40 .56 "W , possui uma área de 5 km ². Localizado a 1,5 km da ilha Robinson Crusoé.  / -33.7022944, -78.9446[ editar ] História
O arquipélago foi descoberto pelo navegador espanhol Juan Fernández , provavelmente entre 1563 e 1574 . Oficialmente dado como data da descoberta 22 de novembro de 1574 . No século XVII e décimo oitavo foi usado como um covil de piratas e corsários . Em 1749 foi construído pelos espanhóis Forte de Santa Bárbara , na ilha mas Tierra (Robinson Crusoe), como proteção contra piratas e corsários. Foi reconstruída em 1974 e declarado monumento histórico em 1979 . Na época, era protegido por bunkers com artilharia 6. Em 1832 , o arquipélago é visitado por Claudio Gay .

Primeira Guerra Mundial

Em 1915 , durante a Primeira Guerra Mundial, o cruzador protegido alemão SMS Dresden foi demolido por sua própria tripulação em Cumberland Bay, depois de se esconder durante meses no fiorde Quintupeu e sendo perseguido e atacado por navios britânicos HMS Orama , HMS Glasgow e HMS Kent . Foi declarado monumento histórico em 1985 . É enterrado 65 metros de profundidade. No cemitério de San Juan Bautista estão enterrados os restos mortais de alguns membros de sua tripulação. O mais famoso de sua tripulação era tenente Wilhelm Canaris , que seria chefe da Contra-Inteligência alemão ( Abwehr ) na Segunda Guerra Mundial .


Parque Nacional


Em 1935 as três principais ilhas do arquipélago foram declaradas Parque Nacional arquipélago Juan Fernandez , com uma área de aproximadamente 9.967 hectares, e declarado em 1977 como Reserva da Biosfera Mundial pela Unesco .

Tesouro
Em 2005 a ilha Juan Fernandez foi notícia internacional por causa do anúncio de que o robô GPR TR aranha , chamado Arturito pela imprensa, teria encontrado o tesouro de Juan Fernandez , supostamente enterrados em torno de 1715 pelo navegador espanhol Juan Esteban Ubilla e Echeverria , e depois exumado e enterrado pela British marinheiro Cornelius Webb , e que seriam cerca de 600 barris de moedas de ouro, no valor de cerca de US $ 10 bilhões.

A alegada descoberta transformou o mundo e foi publicado em jornais, blogs e sites nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Representantes da empresa de segurança Wagner, dono do dispositivo, manteve negociações com autoridades locais e regionais encabeçada pelo prefeito Luis Guastavino para coordenar a remoção do tesouro, mas o projeto foi adiado e, eventualmente, não deu em nada, depois que cientistas e vários artigos na imprensa questionou a confiabilidade do GPR. O tesouro, se encontrado, deverá conter, entre outras coisas, doze anel papal, a chave para o Muro das Lamentações, uma das jóias mais famosas da história conhecido como a Rosa dos Ventos, e mesmo que também seria parte os tesouros do Império Inca, assim diz a lenda que haveria enterrado o colar do Atahualpa mulher.

Tsunami terremoto no Chile, 2010
Na manhã de 27 de fevereiro de 2010, às 03:34 hora local, UTC-3 [um] um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o centro-sul do Chile.

O terremoto, que se passou largamente despercebida no arquipélago, desencadeando um tsunami que atingiu Juan Fernandez, com ondas de até 15 metros, que destruiu o povo deste arquipélago. Em Juan Fernandez, foram mortos no tsunami de 10 mortos e 6 desaparecidos. Deficiências de alarme e alerta a população, bem como falha institucional ainda está investigando os danos causados a população de Juan Fernandez não foi avisado a tempo de ser salvo da catástrofe devastadora que causou a entrada do mar em uma área de duas milhas.

Clima
Termografia ar meteorológicas médias caixa de 1901 a 2008 (NASA).O clima é marítimo com umidade elevada, ea temperatura média anual é de 15,3 ° C. A precipitação média anual chega a 1.041,5 mm de precipitação diminui entre outubro e fevereiro.

A sua estação não está sendo afetada pela mancha térmica da cidade, como se ela ocorre na grande maioria das estações meteorológicas próximas grandes populações.

Fauna
Mamíferos
Cabra de Juan Fernandez ( Capra hircus aegagrus ): esta espécie introduzida vêm da Europa e é liberada no arquipélago por causa desta evolução no número de cabras originou marrom com uma cruz negra nas costas.
Juan Fernández pele de foca ou de mar Lobo dos pelos ( Arctocephalus philippii ) é o único mamífero endêmico Juan Fernandez. Embora ele tinha uma população de 5.000.000, agora estima-se que sua população é de cerca de 60 mil cópias. Como em outras espécies de leões-marinhos nas colônias destes, um macho dominante controlar um harém de fêmeas

Aves

Red Hummingbird Juan Fernandez .Juan Fernandez kestrel ( Falco sparverius fernandensis ): ave de rapina que se alimenta de aves comuns que vivem nos penhascos, ratos e coelhos.
Blindado ( Buteo exsul polyosoma ) é encontrado somente na ilha de Alexander Selkirk. É uma ave de rapina diurnas, caçador, relativamente abundante na ilha. Alimenta-se de shearwaters eas cabras bebês de Juan Fernandez .
Neque ( Asio flammeus ): espécies nativas. É uma ave de rapina, em relação a essas corujas e ajuda a controlar a grande população de coelhos e ratos presentes na ilha Robinson Crusoé.
Continental ou Pingüiririta Hummingbird ( Sephanoides galeritus ): espécies de beija-flor que migra do continente para o arquipélago, alimenta-se do mesmo beija-flor flores vermelhas, mas é menor.
Red Hummingbird Juan Fernandez ( fernandensis Sephanoides ): Esta é a espécie mais característica do arquipélago, é um beija-flor endêmica chamado porque plumagem vermelha apresenta o macho, embora a fêmea é verde. Sua população atual é estimada em mais de 400 cópias, que é considerada ameaçada de extinção.
Rayadito de Masafuera ( Aphrastura masafuerae ): endêmica para Alejandro Selkirk Island. Vive em áreas acima de 800 m de altitude, cobrindo árvores e samambaias mais de 50%. São encontrados predominantemente no âmbito da cobertura. Em grave perigo de extinção.

Invertebrados

Caranguejo de ouro ( Chaceon chilensis ): o ouro siri Juan Fernandez é um uniforme marrom claro. A captura do crustáceo foi caracterizado pela quase completa presença masculina, onde os seus tamanhos variavam 84-147 mm caixa longa cefálica, com peso médio de 863 g.
Jaiva runner ( Leptograpus variegatus ) é encontrada em rochas que consomem algas microscópicas que se acumula com suas garras, alternadamente.
Juan Fernández lagosta ( Jasus frontalis ) é a principal economia do arquipélago. Este crustáceo vive principalmente em fundos rochosos, especialmente em cavernas naturais, que estão escondidos para evitar correntes de ar. Devido à sobreexploração, e seu lento desenvolvimento até a idade adulta (6 anos aproximadamente) de captura está sujeito a restrições.
Loco Juan Fernandez ( Concholepas concholepas ) é muito semelhante ao continental louco, é distribuído para cerca de 15 metros de profundidade nas algas, de preferência, no sudoeste da ilha.


Turismo










A ilha Robinson Crusoe  é conhecida por ser a casa do marinheiro escocês Alexander Selkirk , entre 1704 e 1709 , que inspirou o protagonista do romance Robinson Crusoe em Daniel Defoe . Você pode visitar a caverna onde ele supostamente viveu. Essa foi a razão para a mudança de nome das duas ilhas principais ( Más a Tierra e Afuera Mas ) em 1966 .

É importante notar, no entanto, que a ação do romance de Defoe não era com base na localização atual para a ilha de Robinson Crusoe, é a forma como a narrativa deste romance, a ilha onde naufrágios foram localizados por Selkirk em algum lugar próximo à foz do Orinoco

Um comentário: