castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PORQUE CRIAR DISTRITOS?

No Brasil a Criação de distritos nos 5.570 municípios existentes no país (na Verdade 5.568 municípios, já que Brasília é Distrito Federal e Fernando de Noronha Distrito Estadual) é importante pelos seguintes fatos:
- O distrito quando criado em um município e legitimamente criado no Diário Oficial de seu devido estado e protocolado devidamente no IBGE, deixa de ser um povoado (área rural) e passa a ser a sede de uma subdivisão municipal (passando o mesmo a constar como área Urbana.
- Devidamente protocolado como área Urbana, o distrito abrange também uma área rural, incluindo outras localidades, com divisão territorial devidamente protocolada nos registros do IBGE.
- Sendo uma área urbana, o distrito pode pedir mais recursos da prefeitura municipal ao qual pertence, como escolas, Saneamento, pavimentação, saúde e Segurança.

No Brasil temos apenas dois estados que oficialmente não possuem distritos, a não ser os distritos sedes municipais: Roraima e Piauí.
Os Estados que mais possuem distritos no Brasil são, por ordem: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
É importante lembrar que muitos municípios instalam sub-prefeituras em localidades, mas não protocolam os mesmos no Diário Oficial de seus estados e nem no IBGE, sendo assim não reconhecidos como áreas urbanas no IBGE.
O maior distrito do Brasil em área é, na verdade o município de Barcelos, no Amazonas, já que só existe o distrito Sede, sendo que Altamira, o maior município Brasileiro em área se divide em distritos. O menor distrito em área do Brasil é São José do Planalto, no município de Pedra Preta em Mato Grosso.

então porque é importante criar distritos? Porque além de passarem de áreas rurais para áreas urbanas, é mais fácil de administrar e cobrar das prefeituras recursos, já que nas localidades a população vem diminuindo por falta de infraestrutura e segurar a população em seu lugar de nascimento, deixando de inflar os bolsões de misérias nas periferias das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário