castelos medievais

castelos medievais

domingo, 23 de fevereiro de 2014

ADAMSTOWN (ILHAS PITCAIRN): A MENOR CAPITAL DO MUNDO

Em 1789, um grande motim aconteceu no navio HMS Bounty. Os rebelados colocaram o capitão, William Bligh, e seus oficiais simpatizantes num pequeno bote e fugiram com o navio.
O capitão Bligh, em uma épica aventura, conseguiu viajar no pequeno bote até se salvar no Timor, de onde voltou para a Inglaterra. Já os rebeldes, navegaram até a um grupo de quatro pequenas ilhas no meio do Pacífico e ali se assentaram.
Hoje, das quatro ilhas, somente a Pitcairn é habitada. Lá fica a Adams Town, a menor capital do mundo. A maioria dos moradores são descendentes dos marinheiros rebelados, totalizando um impressionante número de 56 habitantes. A única rodovia da ilha chama-se "A colina da dificuldade" devido ao terreno íngreme que se situa a capital, em uma ilha de apenas 4,6 km². A área total do arquipélago é de 47 km², mas nenhuma outra ilha é habitada.
Considerada território britânico, a Pitcairn é extremamente pequena e, provavelmente, é um excelente local para se ter paz. O único lugar que vende alimentos e outros ítens só abre três vezes por semana (e funciona por, aproximadamente, uma hora).
File:Pitcairn - Church of Adamstown.jpg
Quando atingem os 14 anos, as crianças partem para a Nova Zelândia para continuar os estudos (raramente voltam para a ilha), pois em Adams Town só existe um jardim de infância e uma escola primária
Não há restaurantes nem hotéis na ilha. Turistas que passam por ali só ficam por uma noite, hospedados nas casas dos habitantes (se você pretende ficar por mais tempo que isso, deve pedir permissão, com antecedência, e assegurar que terá como voltar de lá, senão poderá ficar, literalmente, ilhado(a) por semanas e, talvez, meses.
File:Bounty bay.jpg
Em Adams Town não existe aeroporto e o único acesso é por navio (ou então vá de bote, pois, se o capitão Bligh conseguiu fazer sua enorme viagem assim, você também consegue)
Apesar do pequeno tamanho e do reduzido número de habitantes, a ilha possui TV, Internet e telefone (dizem ser caríssimo).

Um comentário:

  1. Bom saber que existem lugares assim, tão distantes e tão cheio de histórias.

    ResponderExcluir