Ashgabat, antigamente conhecida por Poltoratsk, é a capital política e maior cidade do Turcomenistão, país da Ásia Central que ficou independente da antiga União Soviética.
Estimativas de 2009 apontam que a cidade tinha cerca de 1 milhão de habitantes, formada principalmente pelo povo turcomano, com minorias étnicas de russos, armênios e azeris.
A cidade está situada em um oásis, entre o deserto de Kara Kum e a Serra de Kopet Dag, a 250 km de Mashhad, a segunda maior cidade do Irã e a 30 km da fronteira.
Por causa de sua posição sobre as rotas de caravanas e na Estrada de Ferro Transcaspiano, atraiu uma população que contava com mais de 45.000 em 1911.
Um dos terremotos mais violentos já registrados na região praticamente destruiu a cidade em outubro de 1948, que foi reconstruída no mesmo plano regular.
A escassez crônica de água foi aliviada quando o canal Karakum Canal chegou à cidade em 1962. Em 1992 o governo do Turcomenistão recém-independente adotou oficialmente o nome da cidade, Ashgabat.
Ashgabat é principalmente um centro governamental e administrativo, mas concentra as principais indústrias têxteis e metalurgicas.
É um ponto importante da ferrovia Trans-Cáspio. Ashgabat é servida por uma rede de transporte urbano que inclui o sistema de trólebus Ashgabat.
A cidade tem importantes museus: Museu de Belas Artes turcomanos, Turcomanos Tapete Museu , Museu de história turcomanos e Ashgabat Museu Nacional de História.
A cidade tem grandes mesquitas, entre elas, Mesquita Azadi (que se assemelha a Mesquita Azul, de Istambul), a Mesquita de Omar Khezrety, e a futurista Mesquita Iraniana.
O aeroporto International Ashgabat é um dos 2 aeroportos internacionais no Turcomenistão. Ele está localizado, 10 km a noroeste da capital Ashgabat.
Estimativas de 2009 apontam que a cidade tinha cerca de 1 milhão de habitantes, formada principalmente pelo povo turcomano, com minorias étnicas de russos, armênios e azeris.
A cidade está situada em um oásis, entre o deserto de Kara Kum e a Serra de Kopet Dag, a 250 km de Mashhad, a segunda maior cidade do Irã e a 30 km da fronteira.
Por causa de sua posição sobre as rotas de caravanas e na Estrada de Ferro Transcaspiano, atraiu uma população que contava com mais de 45.000 em 1911.
Um dos terremotos mais violentos já registrados na região praticamente destruiu a cidade em outubro de 1948, que foi reconstruída no mesmo plano regular.
A escassez crônica de água foi aliviada quando o canal Karakum Canal chegou à cidade em 1962. Em 1992 o governo do Turcomenistão recém-independente adotou oficialmente o nome da cidade, Ashgabat.
Ashgabat é principalmente um centro governamental e administrativo, mas concentra as principais indústrias têxteis e metalurgicas.
É um ponto importante da ferrovia Trans-Cáspio. Ashgabat é servida por uma rede de transporte urbano que inclui o sistema de trólebus Ashgabat.
A cidade tem importantes museus: Museu de Belas Artes turcomanos, Turcomanos Tapete Museu , Museu de história turcomanos e Ashgabat Museu Nacional de História.
A cidade tem grandes mesquitas, entre elas, Mesquita Azadi (que se assemelha a Mesquita Azul, de Istambul), a Mesquita de Omar Khezrety, e a futurista Mesquita Iraniana.
O aeroporto International Ashgabat é um dos 2 aeroportos internacionais no Turcomenistão. Ele está localizado, 10 km a noroeste da capital Ashgabat.
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