castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ILHA DE SANTO ANTÃO: JÓIA RARA DE CABO VERDE


Ficheiro:Locator map of Santo Antão, Cape Verde.png
Santo Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, e é a terceira em população.




Ficheiro:Bela-vista-net-Santo Antao-map.jpg

Com aproximadamente 40 km de extensão e cerca de 20 km de largura, é a segunda maior do arquipélago de Cabo Verde. A ilha é a mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e da África, além de ser a mais afastada do continente africano.


O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente. Uma cadeia de montanhas, tida durante muito tempo como intransponível, separa a ilha entre norte e sul.


Ficheiro:EstradaCorda.JPG

O ponto mais elevado da ilha é o Topo da Coroa, vulcão inativo com 1979 m, que se destaca de uma zona planáltica no noroeste da ilha. Segue-se o Gudo de Cavaleiro, com 1811 m, no centro da ilha, e o Pico da Cruz, com 1584 m, a nordeste.


Ficheiro:Santo Antao 01.jpg

A parte da ilha voltada a sudeste é quase completamente árida, enquanto que a zona nordeste goza de chuvas relativamente regulares e é razoavelmente verde. Por isso, a maioria da população se concentra nesta parte.


Nos últimos anos o turismo tem crescido, na ilha. A paisagem íngreme, contrastando áreas verdes com regiões absolutamente secas, e uma rede de trilhas de acesso às povoações são um forte atrativo para os turistas com gosto por longas caminhadas, o turismo-aventura e o ecoturismo.


O acesso por mar faz-se por Porto Novo, na vertente sul, onde fica situado o principal porto da ilha de Santo Antão. Há ligações diárias regulares com o Mindelo, na vizinha ilha de São Vicente, a apenas uma hora de viagem.


Inaugurada em maio de 2009, a nova estrada litoral Porto Novo-Janela é uma estrada asfaltada que permite o acesso aos municípios do Paul e da Ribeira Grande, na costa nordeste da ilha. A estrada tem cerca de 23 km de extensão, incluindo os dois primeiros túneis rodoviários de Cabo Verde.


De Porto Novo partem também outras estradas que, vencendo as alturas da ilha conduzem às povoações das vertentes norte, nomeadamente a espetacular Estrada da Corda, estrada empedrada que conduz aos municípios da Ribeira Grande e do Paul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário