castelos medievais

castelos medievais

sábado, 14 de abril de 2012

ANGKOR WAT: UMA MARAVILHA DA ENGENHARIA A FAVOR DA RELIGIÃO


Angkor Wat é o maior templo religioso do mundo, situado 5,5 km ao norte da atual Siem Reap, na província homônima do Camboja.
Ficheiro:Libraryangkorwat.JPG


O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer e um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo.
Ficheiro:Flag of Cambodia.svg
A bandeira do Cambodja representada por Angkor Wat

Angkor abrange uma extensão em torno dos 200 km², embora recentes pesquisas estimem uma extensão de 3.000 km² e uma população de até meio milhão de habitantes, o que o tornaria no maior assentamento pré-industrial da humanidade.
Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do Estado. Desde a sua construção, e até o translado da sede real ao próximo Bayon, em finais do mesmo século, Angkor Wat foi o centro político e religioso do império.
O templo consta de três recintos retangulares concêntricos de altura crescente, rodeados por um lago perimetral de 3,6 km de comprimento e de uma largura de 200 metros.
No recinto interior erguem-se cinco torres em forma de loto, atingindo a torre central uma altura de 42 metros sobre o santuário, e 65 metros sobre o nível do solo.
Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. A 14 de dezembro de 1992 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.
Os blocos de arenito que chegavam a pesar 4 toneladas, eram transportados, por canais, de uma canteira situada a 40 km a nordeste do templo.
Acredita-se que a pedra utilizada (5 milhões de toneladas) é equivalente à empregada para a construção da pirâmide de Quéfren, em Giza, o qual teve de requirir de milhares de trabalhadores.
Um engenheiro contemporâneo estimou que a construção de Angkor Wat atualmente requiriria 300 anos, enquanto o templo real foi construído em menos de 40.
Após a relativa normalização da situação política no Camboja, Angkor e o seu templo principal, Angkor Wat, tornaram-se num importante destino turístico: o complexo recebeu cerca de um milhão em 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário