castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 7 de maio de 2014

JOÃO PESSOA (PARAÍBA): O PORTAL DO SOL

João Pessoa é a capital do estado brasileiro da Paraíba. É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, onde o Sol nasce primeiro nas Américas. 

Ficheiro:Bandeira de João Pessoa.svg

A cidade possui 769.604 habitantes (estimativa 2013) em uma área de 210,55 km².


Ficheiro:Paraiba Municip JoaoPessoa.svg

Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris. 



Ficheiro:João Pessoa - Paraíba - Brasil.jpg

João Pessoa é uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida saudável e de qualidade. 


Há praças que apresentam equipamentos de ginástica, ciclovias e também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs (das 5 às 8 horas da manhã); é a capital menos desigual do Nordeste, segundo o IPEA. 

Ficheiro:Ponta do Seixas João Pessoa.jpg
Adicionar legenda

A altitude média em relação ao nível do mar é de 37 metros, com altitude máxima de 74 metros nas proximidades do rio Mumbaba, predominando em seu sítio urbano terrenos planos com cotas da ordem de 10 metros, na área inicialmente urbanizada. 


A capital paraibana conta com um litoral de cerca de 24 quilômetros de extensão, 9 praias só no município, fora as praias da Região Metropolitana. 


O transporte público na cidade de João Pessoa é feito, em grande parte, por linhas de ônibus, sendo uma das capitais com a maior frota de ônibus do Nordeste. 


Existe também uma linha de trem da CBTU, de circulação diária, que cobre a maior parte da Região Metropolitana, com extensão de 30 km. Conta com nove estações de passageiros e interliga as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, com o transporte aproximado de 7.500 passageiros em 15 viagens diárias. 


A cidade também conta com o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na cidade limítrofe de Bayeux, dentro da região metropolitana e distante 13 km do centro. 


O porto fica no Município de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, é utilizado para transporte de mercadorias e também é um terminal de passageiros. Em Cabedelo existe um transporte de balsa e ônibus-lancha, que atravessa o Rio Paraíba, permitindo a ligação com o município de Lucena. 

Um comentário:

  1. Essa primeira foto depois de "duranta a ECO-92..." não é de João Pessoa, eu conheço a minha cidade...corrija isso ai

    ResponderExcluir