castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 1 de maio de 2012

ÓLEO (MUNICÍPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO)

Ficheiro:Óleo 151207 REFON 18.JPG

Óleo é um município brasileiro do estado de São Paulo, fundado em 17 de abril de l917.

História

Por volta de 1888, com a abertura de uma venda de terras na alta Sorocabana, muitos imigrantes vindos de Minas Gerais, e do Rio de Janeiro, passavam por este local onde faziam pousadas sob a sombra de uma grande árvore de "Óleo", espécie de arvore ainda hoje encontrada em nossas florestas. Assim o local que era passagem forçada para os tropeiros e viajantes que iam em demanda de Campos Novos, ficou conhecido com o nome de "Pousada de Óleo".
Com o passar dos tempos tornou-se um povoado, já com o nome de Óleo. Cinco proprietários de terras no local resolveram então formar o patrimônio, doando cada um 5 alqueires de terras para a formação do Patrimônio, que teve como Padroeiro o "Senhor Bom Jesus". Foram eles: Francisco Luiz Pereira, Joaquim Nazaré, Carlos Bernardino de Souza, Manoel Galdino de Oliveira e Antonio Pena, considerados os fundadores do município de Óleo.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º56'29" Sul e a uma longitude 49º20'31" Oeste, estando a uma altitude de 682 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.093 habitantes.
Possui uma área de 197,9 km².
Possui o distrito de Batista Botelho e o Povoado de Mandaguari. É banhado pelo rio Pardo de 70 metros de largura. O município de Óleo é ligado à capital (São Paulo) pela Rodovia Castelo Branco, da qual está a 14 km.
Ficheiro:Óleo 060107 REFON .jpg

Economia
A força base do município é a agricultura e pecuária, sendo grande produtor de cereais, arroz, milho e café. Possui 378 propriedades agrícolas. A cidade apesar de pequena tem bons comércios, havendo pequenas indústrias locais. 90% das terras do município de Óleo são boas para qualquer tipo de plantio.


4 comentários:

  1. QUANDO CRIANÇA COSTUMAVA IR A CIDADE DE ÒLEO E SEMPRE ME DESPERTAVA O INTERESSE PELA BELEZA E SIMPLICIDADE DO LUGAR
    E PELO NOME ,GOSTARIA SE ALGUEM PUDESSE ME INFORMAR SE CONNHECE UMA TAL DE FAZENDA CACHOEIRINHA QUE FOI UMA ANTIGA FAZENDA DE CAFÉ QUE FICAVA NESTA MUNICIPIO ERA EM FRENTE A FAZENDA NIAGARA SE ALGUEM SOUBER ME INFORMAR AGRADEÇO
    valdo_andrade@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem legal gostei muito da história da cidade.
    Fica quantos km de Distância de São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Minha cidade natal.Berço de gde parte dos meus familiares vindos de Minas e Rio de janeiro

    ResponderExcluir