castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 1 de maio de 2012

ÓLEO (MUNICÍPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO)

Ficheiro:Óleo 151207 REFON 18.JPG

Óleo é um município brasileiro do estado de São Paulo, fundado em 17 de abril de l917.

História

Por volta de 1888, com a abertura de uma venda de terras na alta Sorocabana, muitos imigrantes vindos de Minas Gerais, e do Rio de Janeiro, passavam por este local onde faziam pousadas sob a sombra de uma grande árvore de "Óleo", espécie de arvore ainda hoje encontrada em nossas florestas. Assim o local que era passagem forçada para os tropeiros e viajantes que iam em demanda de Campos Novos, ficou conhecido com o nome de "Pousada de Óleo".
Com o passar dos tempos tornou-se um povoado, já com o nome de Óleo. Cinco proprietários de terras no local resolveram então formar o patrimônio, doando cada um 5 alqueires de terras para a formação do Patrimônio, que teve como Padroeiro o "Senhor Bom Jesus". Foram eles: Francisco Luiz Pereira, Joaquim Nazaré, Carlos Bernardino de Souza, Manoel Galdino de Oliveira e Antonio Pena, considerados os fundadores do município de Óleo.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 22º56'29" Sul e a uma longitude 49º20'31" Oeste, estando a uma altitude de 682 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.093 habitantes.
Possui uma área de 197,9 km².
Possui o distrito de Batista Botelho e o Povoado de Mandaguari. É banhado pelo rio Pardo de 70 metros de largura. O município de Óleo é ligado à capital (São Paulo) pela Rodovia Castelo Branco, da qual está a 14 km.
Ficheiro:Óleo 060107 REFON .jpg

Economia
A força base do município é a agricultura e pecuária, sendo grande produtor de cereais, arroz, milho e café. Possui 378 propriedades agrícolas. A cidade apesar de pequena tem bons comércios, havendo pequenas indústrias locais. 90% das terras do município de Óleo são boas para qualquer tipo de plantio.


2 comentários:

  1. QUANDO CRIANÇA COSTUMAVA IR A CIDADE DE ÒLEO E SEMPRE ME DESPERTAVA O INTERESSE PELA BELEZA E SIMPLICIDADE DO LUGAR
    E PELO NOME ,GOSTARIA SE ALGUEM PUDESSE ME INFORMAR SE CONNHECE UMA TAL DE FAZENDA CACHOEIRINHA QUE FOI UMA ANTIGA FAZENDA DE CAFÉ QUE FICAVA NESTA MUNICIPIO ERA EM FRENTE A FAZENDA NIAGARA SE ALGUEM SOUBER ME INFORMAR AGRADEÇO
    valdo_andrade@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bem legal gostei muito da história da cidade.
    Fica quantos km de Distância de São Paulo.

    ResponderExcluir