castelos medievais

castelos medievais

sábado, 25 de fevereiro de 2012

BASE ANTÁRTICA BRASILEIRA É TOTALMENTE DESTRUIDA POR INCÊNDIO



As condições meteorológicas adversas na região onde está situada a Estação Antártica Comandante Ferraz atrapalharam as buscas pelo suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, os dois militares desaparecidos durante um incêndio ocorrido por volta das 2h deste sábado. Um terceiro militar, Luciano Gomes Medeiros, ficou ferido e foi transferido para uma base chilena.
O avião da Força Aérea Brasileira que resgatará os militares e pesquisadores que trabalham na estação deve decolar da Base Aérea do Galeão na tarde deste sábado, com destino a Punta Arenas, no Chile.
Apesar do incêndio ter iniciado durante a madrugada, a Marinha informou que o fogo ainda não foi controlado. Assim que as condições meteorológicas melhorarem, uma equipe do grupo-base voltará à estação para avaliar os danos. De acordo com os militares, o chefe da estação e os integrantes do grupo-base, que permaneceram no local combatendo o incêndio, foram transferidos para a Base Eduardo Frei, no Chile.
Em comunicado divulgado na tarde de hoje, a Marinha se disse consternada com o ocorrido. O incêndio ocorreu na praça de máquinas, local onde ficam localizados os geradores de energia. Quinze militares responsáveis pela manutenção e operação da estação iniciaram o combate ao fogo.
Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa, um representante do Ministério do Meio Ambiente e os 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, que estavam na Estação no momento do incidente, juntamente com o militar ferido, foram transferidos para Punta Arenas, no Chile.
O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ferido e foi transferido para a base chilena, mas não corre risco de morrer. Segundo a Marinha, as famílias do militar ferido e dos desaparecidos já foram comunicadas e estão recebendo apoio.
A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário