castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 7 de junho de 2011

LA CHAUX-DE-FONDS, A CIDADE DOS RELÓGIOS (SUIÇA)


La Chaux-de-Fonds é a capital do distrito de La Chaux-de-Fonds no cantão de Neuchâtel , na Suíça.
POPULAÇÃO: 37.413 hab. (2009)
ÁREA:55.66 KM²


Ela está localizada na montanhas do Jura , a uma altitude de 1000 m, a poucos quilômetros da fronteira francesa. Depois de Genebra e Lausanne , é a terceira maior cidade na parte de língua francesa do país.

















Patrimônio Mundial da UNESCO
A fabricação de relógios tornau as cidades de La Chaux-de-Fonds e Le Locle , em conjunto um Patrimônio que recebeu o reconhecimento da UNESCO para o seu valor universal excepcional.

O patrimônio consiste em duas pequenas cidades localizadas próximas umas das outras no ambiente de montanha do Jura suíço. Devido à altitude (1.000 metros de altura) ea falta de água (subterrânea de arenito poroso) a terra não é apropriada para a agricultura.O Planejamento e construções refletem a fabricação de relógios dos artesãos que confeccionam na necessidade de organização racional. Reconstruída no início do século 19, depois de grandes incêndios, ambas as cidades devem sua sobrevivência à fabricação e exportação de relógios , para que, no século 20, foi acrescentada industria micromecânica.
















Ao longo de uma duração indeterminada regime aberto de faixas paralelas em que a habitação e as oficinas são misturados, o planejamento da cidade reflete nas necessidades da cultura relojoeira local, que remonta ao século 17, que vive até os dias de hoje. Ambas as aglomerações constituem exemplos significativos de cidades produtivas mono-industriais , que ainda estão bem conservadas e ativas. O planejamento urbano tem acomodado a transição de artesãos, a produção de uma indústria caseira e as fábricas já industriais de produção do século 19 e 20. Já Karl Marx descreveu de La Chaux-de-Fonds como uma "grande cidade-fábrica" ​ , onde analisou a divisão do trabalho na indústria da fatura do Jura.

















História
A região foi habitada primeiramente em torno de 10 mil anos atrás ( Epipaleolítico ). Um crânio e outros vestígios foram encontrados em cavernas próximas. Em meados do século 14, as florestas encontradas ali, podem ter sido colonizados a partir do sul. A região estava sob a autoridade dos senhores de Valangin. A agricultura foi a principal atividade. A primeira igreja foi construída em 1528. A cidade tornou-se no final do século 16 um cruzamento importante entre Neuchâtel e Franche-Comté .

A comunidade cresceu durante os Anos Guerra dos Trinta , principalmente devido à sua posição estratégica para o comércio. Mas a atividade econômica começa realmente no século 18 com o desenvolvimento de rendas e relojoaria. Pierre Jacquet-Droz e sua família é um dos mais famosos fabricantes de relógios deste tempo. Ele é mais conhecido por seus autómatos .

Em 1794, a cidade foi devastada pelo fogo. Charles-Henri Junod criou nova cidade ,planejada em 1835, ea cidade é conhecida pela sua "moderna arquitetura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário