castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ARKHANGELSK (russo: Архангельск), A METRÓPOLE DO ÁRTICO


 Arkhangelsk (russo: Архангельск) é a capital da província de Arkhangelsk, localizada na Rússia, na margem da Baía do Dvina, no Mar Branco. Sua população é de 348.700 habitantes (Censo 2010). Não existe mais a norte nenhuma cidade maior que Arkhangelsk, também chamada no mundo como a metrópole polar Ártica.A sua área é de 294,42 km².















História
Já no século XII se tinha estabelecido o mosteiro ortodoxo russo de "São Miguel Arcanjo" na região,dando o nome atual que em português quer dizer ARCANJO, em homenagem a São Miguel Arcanjo.

Arkhangelsk foi fundada oficialmente por Ivan IV da Rússia em 1584 com o nome de Novokholmogory (em russo: Новохолмого́ры), nome que mudou para o atual em 1613 em honra do vizinho mosteiro.





















Desde a sua fundação foi o porto mais importante da Rússia até à construção do porto de São Petersburgo em 1703 por ordem de Pedro I da Rússia (que a converteria depois em capital do Império Russo), a qual provocou que Arcangel entrasse numa profunda decadência no século XVIII (o comércio pelo Mar Báltico predominava sobre o do Mar Branco), mas o comércio voltou a florescer no século XIX, ao ficar completa a linha férrea com Moscou.

De 1918 a 1920, durante a Guerra Civil Russa, foi ocupada pelas tropas anglo-americanas.

Economia















Atualmente continua a ser um importante porto apesar de estar coberto por gelo durante os meses de Inverno. Tem estaleiros e uma importante indústria naval e conserveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário