castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

21 BAIRROS DE DIVINÓPOLIS (MG) QUEREM FORMAR O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DOS CAMPOS

A Gazeta nos Bairros Especial trás esta semana a Região Oeste que é composta por 21 bairros: Belo Vale, Campina Verde, Casa Nova, Dr. Dulphe Pinto, Ipiranga, Jardim Betânia, Jardim Brasília, Levindo Pereira, Orion, Planalto, Primavera II, Rancho Alegre, S
Área mais populosa da Região Oeste quer emancipação
A Gazeta nos Bairros Especial trás esta semana a Região Oeste que é composta por 21 bairros: Belo Vale, Campina Verde, Casa Nova, Dr. Dulphe Pinto, Ipiranga, Jardim Betânia, Jardim Brasília, Levindo Pereira, Orion, Planalto, Primavera II, Rancho Alegre, Santa Cruz, Santa Luzia, São Roque, Sion, Santo Antônio dos Campos (Ermida), Tietê, Vila Belo Horizonte, Vila Santo Antônio, Walchir Resende e Prolongamento Walchir Resende.
A área mais populosa da Região Oeste é Santo Antônio dos Campos, mais conhecida como Ermida. O distrito, segundo dados da prefeitura, tem cerca de quatro mil moradores e a emancipação política já foi pedida há alguns anos e o assunto na época dividiu opiniões e ganhou destaque.
Este ano, a Câmara dos Deputados aprovou o pedido de urgência para o Projeto de Lei Complementar 416/2008 que traça regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. De acordo com levantamento da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 76 distritos tem pedidos de emancipação, entre eles Santo Antônio dos Campos que é distrito de Divinópolis.
O texto do Projeto de Lei Complementar estabelece que a população mínima necessária para que municípios sejam criados é de cinco mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, sete mil no Nordeste e 10 mil no Sul e Sudeste. Dentro deste item, com os números de habitantes fornecidos pelos dados da prefeitura, Ermida estaria de fora, mas este número é contestado pelo vereador Marquinho Clementino que foi o parlamentar mais votado no distrito. Há alguns meses, em entrevista a este diário, Clementino disse que o distrito possui cerca de 15 mil habitantes, chegando ao pico de 20 mil por causa dos sitiantes. Com estes números, Santo Antônio dos Campos teria condições de ser emancipada.
A emancipação de Santo Antônio dos Campos divide a opinião dos moradores. Aos 77 anos, Joaquim Silvério defende deixar “as coisas como estão”. “Ta bom assim, pra que mexer? Divinópolis já tem tudo e atende a gente muito bem”, disse.
Marcos Silva também é contra a emancipação. “Tudo que a gente precisa está em Divinópolis que é muito perto. Se Ermida ‘virar’ cidade vai ser só para beneficiar político”.
Já a dona de casa, Kelly Cristina, apóia a emancipação. “É uma discussão antiga e acho que não vai sair do papel, mas seria muito bom ser independente. Ermida cresce muito a cada dia e Divinópolis não tem conseguido acompanhar este crescimento no que diz respeito à infraestrutura, por exemplo”.
O projeto segue em tramitação.
Planalto e Ipiranga
Os outros dois bairros mais populosos da Região Oeste são: Planalto e Ipiranga com cerca de 2.500 moradores cada um.
Nas alamedas do bairro Planalto, que é considerada uma área residencial, os poucos comércios são para atender a população como supermercados, farmácias, açougues, etc. O bairro também é sede da Igreja de Santa Luzia e recebe centenas de fiéis de vários bairros da cidade.
Os bares também são atrativos para que moradores de outras regiões vão até o Planalto. O clima familiar de alguns deles são um dos poucos encontrados na cidade para que os pais possam se divertir com os filhos. “Divinópolis tem um sério problema, ou os filhos se divertem ou os pais, são raros os lugares em que a diversão é para todos. Shopping é bom só para as crianças e para as esposas que são gastadeiras e pracinha é bom só para as crianças. Eu trabalho a semana inteira e quero me divertir com meus filhos nos finais de semana, aqui nesse restaurante eles brincam no parquinho, enquanto eu, bem sossegado, converso com os amigos”, conta o bem humorado Frederico Ozanan.
Mas os problemas também chamam a atenção. Para a dona de casa, Cláudia Pereira, o bairro precisa de mais policiamento e manutenção. “São pequenos roubos quase que diariamente que acontecem aqui e também temos vários buracos e falta de podas de árvores. Pequenos detalhes que faria aqui ficar mais gostoso ainda”, ressalta. “Já morei em outros bairros e mesmo com estes problemas eu não saio daqui mais. A gente encontra quase tudo perto de casa”, completa a comadre de Cláudia, Ana Cecília Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário