bandeira do município |
Uruguaiana está em um importante entroncamento rodoviário,, na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai, localizada equidistante de Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e Assunção.
Uruguaiana é a maior cidade da região oeste do estado com 116 272 habitantes (2010), e o terceiro maior município do estado em área territorial, com 5 715,716 km².
A cidade é um dos poucos municípios brasileiros com tríplice fronteira, além de estar próxima também do Paraguai, sendo ponto estratégico militar e econômico para o Mercosul.
A área urbana de Uruguaiana é ligada à cidade argentina "Paso de los Libres", apenas separada pela ponte internacional, que atravessa o Rio Uruguai.
O limite se encontra exatamente no meio da Ponte Internacional, que possui dois nomes - "Getúlio Vargas" na metade brasileira e "Agustín Justo" na metade argentina.
Na economia de Uruguaiana, destacam-se a cultura de arroz (maior produtor da América Latina), de gado bovino de raças nobres européias, gado ovino de corte e lã.
Uruguaiana possui um bom comércio exterior, com vasta infraestrutura portuária do maior porto seco da América Latina, situado na BR-290 (rodovia que liga Uruguaiana a Alegrete e, mais adiante, Porto Alegre).
Devido ao movimento de cargas internacionais, Uruguaiana tem um trânsito intenso de caminhões, que transportam para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
A cidade é bem servida de rodovias, sendo em Uruguaiana o início da BR-290 que a liga até Osório, e a BR-472, que liga Uruguaiana até Frederico Westphalen, caminho mais rápido até o centro de país.
Em Uruguaiana, existe o único terminal ferroviário da América Latina com cargas que seguem para Argentina, Paraguai e Chile. A cidade também possui o Aeroporto Internacional Rubem Berta, com 1 500 metros de pista pavimentada e bom movimentando cargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário