Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

MUNICÍPIO DE AFUÁ (PARÁ) - A VENEZA MARAJOARA

Ficheiro:Bandeira afua.JPG

Ficheiro:Para Municip Afua.svg

Área 8 372,772 km² 
População 35 017 hab. IBGE/2010
Densidade 4,18 hab./km²
Altitude 8 m






Afuá é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 00º09'24" sul e a uma longitude 50º23'12" oeste, na altitude de 8 metros.. Possui uma área de 8.410,3 km² e é conhecida como a "Veneza da Ilha de Marajó" por ser repleta de canais e palafitas.
O município de Afuá possui vegetação costeira típica da região do delta do rio Amazonas, com predominância de várzeas e igapós. O Parque Estadual Charapucu é uma unidade de conservação estadual que abrange cerca de 65 mil hectares de ambiente naturais de grande beleza cênica e bem preservados.



Afuá - Geografia Humana - A cidade de Afuá - que não se confunde com o município, muito maior territorialmente - define-se como uma cidade ribeirinha, conforme a proposição de Trindade Jr. e Maria Gorete Tavares, em "Cidades ribeirinhas: mudanças e permanências". Enquanto tal, apresenta as seguintes características: 1 - fica às marges de rios (Rio Cajuuna, Afuá e Marajozinho); tem origem tradicional: nasceu ao redor da igreja católica de N. Sr.ª da Conceição, através de terras doadas por Micaela Ferreira, no final do século XIX; 3 - é local, isto é, possui forte vínculo com os rios (através da pesca, do lazer, do uso como via para o meio de transporte), com as localidades próximas, em contraposição às cidades verticais, as cidades empresas, que nascem para atender demandas externas; 4 - pequena: Afuá, até os anos 2000 possuia em torno de 10 mil habitantes (urbanos). Localmente, a prefeitura e alguns grupos de propagandistas a definem como "Veneza Marajoara" ou "Veneza Amazonense", pois a cidade se levanta sobre as águas. Embora a comparação seja supérflua, é fato que a pequena cidade levantou-se pouco a pouco sobre o terreno de várzea, criando uma formosa obra em palafitas. Diz-se formosa porque moradias de plafitas não podem significar desordem, miséria, favelas, como se passa no imaginário geral. Devido essa característica, é proibido a circulação de automóveis na cidade, o que a torna prazerosa, viva, bela. No entanto, devido as políticas locais, desde a década de 1990 o município vive forte exodo rural, o que provocou um processo descontrolado de ocupação irregular da cidade, trazendo graves problemas sociais. Junto a isso, o sígno da modernidade sobrepõe cada vez mais a cultura cabloco ribeirinho de Afuá, e a cada dia que passa, a cidade submete-se à cultura do consumo.


Você já imaginou andar em ruas de uma cidade toda construída em palafitas? E pegar um táxi que nada mais é do que uma bicicleta adaptada, chamada de triciclo ou quadriciclo? Pois isso é possível aqui no brasil, mais precisamente no Pará! Veja que interessante, quando se descobre que o nosso brasil está repleto de surpresas que nem imaginamos.



A cidade de Afuá, ao oeste da Ilha do Marajó, no Pará. Foi construída sobre palafitas para escapar das cheias. As ruas são pontes suspensas. Para evitar a destruição dessas palafitas, carros e motos não podem entrar na ilha.




Afuá é uma cidade cheia de encanto e beleza natural. É também cheia de surpresas, de festas, de alegria e de ruas curiosas.



Uma das atrações da cidade, além das ruas construídas em madeira, são as bicicletas. Meio de transporte da Ilha.



Ao longo dos anos elas foram sendo aperfeiçoadas. Adaptadas às condições do local. Os ``carros``, como são chamadas as bicicletas com tres rodas e usadas como táxi, transportam até quatro pessoas.



Mais tarde os triciclos passaram a ter quatro rodas. A frota total é de 300 unidades desse transporte criativo. Adaptados e usados coo ambulância, alguns, os mais cobiçados pela população tem DVD, banco reclinável, luzes de neon e som, um luxo!


2 comentários:

  1. que interessante. Estive por lá, mas não fui a esse municipio. Se soubesse teria ido.

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto na verdade é a única cidade do Brasil onde toda a área urbana e as estradas (onde não andam carros são mesmo construídas sobre estacas, exceto a igreja da cidade que fica na parte mais alta da área urbana

      Excluir