Bariloche,
nome oficial é San Carlos de Bariloche, é uma tradicional cidade turística da
Argentina, com cerca de 128.250 habitantes, localizada na Província de Río
Negro, junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile.
Está rodeada por lagos (Nahuel Huapi, Gutiérrez, Mascardi) e montanhas, como o Cerro Tronador (3354 m de altitude, na fronteira com o Chile), o Cerro Catedral (movimentada estação de esqui) e o Cerro López.
Bariloche está situada numa micro-zona climática e de vegetação de floresta temperada. Seu clima é temperado, influenciado pela proximidade dos Andes, e suas florestas se mantêm graças à abundância de água dos grandes lagos glaciais, como o Nahuel Huapi.
No inverno (junho a agosto), as temperaturas caem abaixo de zero e a maior quantidade de neve nas montanhas mais altas dá início à temporada de esqui.
Afastando-se poucos quilômetros para leste da cidade, porém, o clima se torna mais seco, surgindo a fria estepe da Patagônia, com sua vegetação de gramíneas cada vez mais esparsas, até que a paisagem se torna um deserto.
A principal atividade econômica de Bariloche é o turismo,sendo os principais atrativos, as montanhas onde se podem praticar esqui e "snowboard" (Cerros Catedral e Tronador).
Entre outros atrativos, estão; Parque Nacional Nahuel Huapi, a travessia dos lagos andinos até o Chile, a Isla Victoria, a região de El Bolsón (ao sul da cidade), a Colonia Suiza e os percursos turísticos chamados Circuito Chico e Circuito Grande.
Seu comércio voltado para o turismo é principalmente de artigos de lã, couro e chocolates. Para os interessados em turismo de aventura, há opções de "rafting", cavalgadas, "parapente" e ciclismo de montanha.
A cidade conta com o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria que está equipado para receber jatos, e opera voos domésticos e internacionais para países vizinhos.
Por rodovia, fica a 1638 km ao sul da capital argentina, Buenos Aires. Liga-se ao Chile por rodovia (cerca de 130 km até a fronteira, e mais 115 km até a cidade chilena de Osorno), havendo a opção, para turistas, de travessia em percursos alternados entre barcos e ônibus, num passeio conhecido como Cruce de Lagos, até Puerto Montt.
A cidade está ligada por trem com a cidade de Viedma através do Trem Patagônico que atravessa a Argentina a partir do Andes até o Oceano Atlântico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário