Aral Moreira é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. A história de Aral Moreira foi muito rápida, com curto de desenvolvimento de agropecuária e agricultura, e transformou-se de Distrito em Município dentro de poucos anos, mas sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul tendo como sede a Vila Caú passando a Município a ex-Vila Fronteira Rica com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.
População: 10.420 hab. (IBGE 2011)
O ponto vermelho no mapa do MS:área de Aral Moreira |
Localização
- 1 382 km da capital federal (Brasília)
- 367 km da capital estadual (Campo Grande).
Geografia física
- Solo
- Relevo e altitude
- Região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores, dividindo-se em duas unidades geomorfológicas: Planalto de Dourados e Divisores das Sub-Bacias Meridionais.
- Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, com uma unidade geomorfológica – Planalto de Maracaju.
- Clima, temperatura e pluviosidade
- Hidrografia
- Rio Amambai: afluente pela margem direita do rio Paraná com limites Aral Moreira/Coronel Sapucaia e Aral Moreira/Amambai.
- Rio Correntes: afluente pela margem esquerda do rio Amambai, no município de Aral Moreira.
- Rio Guaembeperi: afluente pela margem esquerda do rio Amambai e nasce perto de Sanga Puitã e faz divisa entre os municípios de Ponta Porã e Aral Moreira.
- Rio Emboscada: afluente, pela margem esquerda, do rio Verde, no município de Aral Moreira.
- Rio Verde: afluente do rio Amambaí, no município de Aral Moreira.
- Vegetação
Geografia política
- Fuso horário
- Área
- Subdivisões
- Arredores
História
O Desbravamento do Município de Ponta Porã começou por Aral Moreira. Em 1883 Thomas Laranjeira instalava suas ranchadas a margem direita do Rio Verde, nas proximidades da atual Vila Caú e iniciava a exploração da erva mate, iniciava o ciclo da erva-mate, que duraria mais de 60 anos. Inicialmente o numero de brasileiros era muito pouco. A maior parte dos empregados na extração de erva-mate eram paraguaios. No final do século IX famílias sul-rio-grandenses, fugindo da Revolução Farroupilha, chegaram ao município e dedicaram-se ao pastoreio. Depois da 2ª Guerra Mundial, a pecuária sobrepujou a erva-mate em importância econômica, após o corte das importações pela Argentina.Na década de 40 o município recebeu novamente algumas famílias vindas do Rio Grande do Sul (anteriormente tinham vindo os Marques, os Freires, os Maciel e posteriormente vieram os Cardinal, os Portelas, os Bataglin, entre outros). A partir de 13 de dezembro de 1943 a área do município pertenceu ao Território Federal de Ponta Porã (Decreto-Lei n.º 5.812) e foi integrada ao Estado de Mato Grosso em 18 de julho de 1946. Nos anos 50 foi criada a Colônia General Dutra, marco da importância do desenvolvimento da região. Inicialmenta a distribuição das terras inicialmente tinha apenas objetivos políticos. Pela Lei n.º 702, de 15 de dezembro de 1953, foi criado o distrito de Paz do Rio Verde do Sul, com sede na Vila de Rio Verde (atual Vila Caú).
A partir de 1970 começaram a chegar mais sul-rio-grandenses e tambem paranaenses ao distrito de Rio Verde do Sul. Após ter passado pelo plebiscito de 2 de maio de 1974, transformando-se em município no dia 13 de maio de 1976, pelo Decreto-Lei N.º 3686 publicado no Diário Oficial n.º 17082 e instalado em 1 de fevereiro de 1977. No mesmo ano o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário