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sábado, 10 de setembro de 2011

CANOAS: A QUERIDA TERRA DO AVIÃO


Área: 131,09 km²  
População: 324.025 hab.


Bairros de Canoas



Praça do Avião

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.
Vista Aérea


O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade(ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).


Atinge uma altitude de 8 metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. Por quase vinte anos, o prefeito do município foi Hugo Simões Lagranha. Hoje o poder executivo é exercido por Jairo Jorge da Silva, eleito em 2008.

O rápido desenvolvimento do município trouxe conseqüências negativas, como um grande déficit habitacional. A taxa de criminalidade é alta, embora bem menor do que de Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana. Mesmo assim, o município continua crescendo devido ao esgotamento da capacidade habitacional de Porto Alegre e por oferecer alternativa imobiliária mais barata.

Etimologia
Capela da ULBRA



Durante a construção da estrada de ferro que ligava Porto Alegre a São Leopoldo, inaugurada em 1874, uma timbaúva (Enterolobium contortisiliquum) foi aproveitada na antiga fazenda de Gravataí para construir embarcações. O lugar passou a ser chamado de Capão das Canoas, e deu origem ao nome do povoado. Ela também é a árvore símbolo do município.

História de Canoas




A área onde hoje se localiza o município de Canoas era habitada pelos índios Tapes, quando em 1725 chegaram à região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira. Em 1733 ele ocupou as terras e criou a Fazenda Gravataí, que foi herdada por Rafael Pinto Bandeira e mais tarde por Josefa Eufália de Azevedo (A Brigadeira). Posteriormente essas terras foram repartidas e vendidas.

Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas foi construída uma estação. O povoamento da região tem início em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.

Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.
BR ll6



Estação férrea de Canoas em 1874.
O major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião, aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras de veraneio, que ele pôs à venda. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado como Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Em 1908, Canoas foi elevada a Capela Curada. No mesmo ano vieram os irmãos Lassalistas e criaram uma escola agrícola, de ensino primário e de ensino secundário no centro da cidade. Em 1937, foi criada o 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), isto foi decisivo para que ocorresse a emancipação do município. Victor Hugo Ludwig levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no estado, as razões da emancipação.

A emancipação de Canoas ocorreria somente em 27 de junho de 1939. No dia 20 de março de 1992, a cidade perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se tornou o município de Nova Santa Rita.

A partir dos anos 1970, a economia e a população cresceram muito rapidamente. Pouco tempo depois a cidade já era grande, e hoje é a segunda maior economia do estado.

Geografia de Canoas


A geografia de Canoas é bem diversificada. A paisagem dominante é a da zona urbana, mas em alguns pontos isolados do município podem-se encontrar florestas, grandes bosques e um cenário parecido com os semidesertos.

O solo é pobre devido ao alto desgastamento e ao alto nível de poluição, por isso apenas plantas nativas sobrevivem, sendo que as demais plantas precisam de um tipo especial de terra. Canoas é banhada por dois rios, o rio dos Sinos e o rio Gravataí, além de estar na zona do Delta do Jacuí. O município também é banhado por diversos arroios e lagos, alguns poluídos e outros intactos. Na agricultura é dado o incentivo à produção de hortifrutigranjeiros, mas também são produzidos leite, lã, ovos e mel no município.


Clima

O clima do município é subtropical e temperado. A média anual das temperaturas máximas é de 24 °C e a média das temperaturas mínimas é de 15 °C. A temperatura de Canoas é bem semelhante à de Porto Alegre.

Todos os verões em Canoas são quentes. As temperaturas ficam a estação inteira entre os 23 e 40 °C. O outono no município é marcado pela alta concentração de chuva. As temperaturas ficam entre os 13 e 25 °C. Atualmente o inverno tem castigado os canoenses com temperaturas baixas. Sendo a mínima absoluta de -1 °C, já houve também a ocorrência de neve em diversos anos em Canoas sendo que a última foi em 2006 no dia 4 de setembro. A primavera é lembrada pelos canoenses como uma estação muito chuvosa. No dia 7 de Novembro de 2005 o município ficou "inundado" pela água, vários bairros tiveram suas ruas alagadas. O motivo do alagamento foi a concentração anormal de chuva no dia e o entupimento de bueiros.

Meio Ambiente













Os parques são muito comuns nos bairros do município.A Secretária Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA) foi criada em 2001, com um plano de gestão ambiental buscando a contínua melhoria na qualidade de vida dos canoenses.

O plano de gestão ambiental, além de cadastrar e conceder licença para combater atividades poluidoras, tem como atribuição preservar, recuperar e executar o manejo das áreas verdes urbanas como parques, jardins e praças. Também exerce o poder da polícia para o cumprimento da legislação. A SEMPA está localizada no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo). A SEMPA está atuando também na Praia da Paquetá ajudando a retirar o lixo e tornando o lugar no o maior ponto turístico natural do município.

Hoje o município desenvolve o programa Canoas, te quero verde, para chamar a atenção de estudantes e grupos organizados em visitações técnicas, para a necessidade da preservação do meio ambiente.

A poluição ambiental também é constante na cidade. São inúmeros os valões, lagos e arroios poluídos. A Praia da Paquetá era constantemente poluída até que a prefeitura providenciou uma limpeza a cada mês.

Economia de Canoas



A rua XV de Janeiro, no Centro.A economia de Canoas é muito desenvolvida, possuindo o segundo maior PIB do estado e o terceiro da região sul do Brasil com R$ 9.376.153.000,00.[5] A indústria é a que mais contruibui para o PIB canoense, e quase toda parte desta fatia vem da Refap. O Comércio também contruibui para o PIB, com diversas lojas e shoppings na parte central da cidade. Os serviços e a agricultura correspondem a os outros 12% do PIB. O PIB per capita da cidade é de 28.484,00.[5] O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2005 possuí índice de 0,557854 e está entre os maiores do estado.

Canoas foi escolhida como cidade estratégica do gás natural. O gás que vem da Bolívia termina na Usina Termoelétrica Sepé Tiaraju concentrada ao lado da Refap e o primeiro posto licenciado para a comercialização de GNV no Rio Grande do Sul foi o de Canoas, localizado no bairro Igara. Assim como a primeira instaladora de gás natural veicular do Rio Grande do Sul, também localizada no bairro Igara, a Carbuflex.

Transporte

No município se encontram duas rodovias a BR-116 e a BR-386. As duas se encontram na zona norte do município. O trecho da BR-116 de Canoas é o mais movimentado da Região Sul do país. Estima-se que por 30 minutos passam mais de 5.000 carros, sem contar os ônibus. Os congestionamentos acontecem na maioria das vezes as seis horas, na chamada Hora do Rush que acontece no município. A prefeitura está analisando o projeto da nova BR-448, chamada de Rodovia do Parque, terá 22 quilômetros de extensão, entre o entroncamento da BR-116 com a RS-118 e a free-way. Pelo traçado inicial, passará por trás do Parque Assis Brasil, em Esteio, até a BR-386 na Tabaí/Canoas, seguindo em paralelo ao Rio dos Sinos até a freeway. Na passagem sobre o rio Gravataí, está prevista a construção de uma ponte com 1,5 km de comprimento. Em 2006 havia 73.402 automóveis, 3.427 caminhões, 1.665 caminhões-tratores, 2.798 caminhonetes, 310 microônibus, 13.179 motocicletas, 1.583 motonetas, 914 ônibus e 151 tratores.

O problema do transporte coletivo em Canoas é antigo. Há mais de trinta anos Canoas é atendida por uma única empresa, a Sogal, que também faz parte de outra empresa de transporte coletivo que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre, a VICASA, que liga Porto Alegre aos principais bairros das cidades metropolitanas. O contrato de concessão que permitia à Sogal explorar o serviço dentro do município já venceu, porém, já que a prefeitura não fez uma nova licitação, este monopólio por parte da empresa atual continua, e junto com ele continuam as muitas deficiências na qualidade dos serviços, como por exemplo:

Grandes demoras, de meia hora a uma hora, principalmente nos finais de semanas, até passar um ônibus que possa levar o passageiro até o centro ou até o trem, sendo que de táxi a maioria dos percursos é feita em menos de 15 minutos; inexistência de ônibus com ar-condicionado (na capital, as empresas praticam a mesma tarifa, e muitos ônibus possuem ar-condicionado e acesso a portadores de deficiência, em diversos horários e linhas), falta de ligação entre determinados bairros, lenta renovação da frota, poucos microônibus, linhas que só possuem horários no início da manhã e no final da tarde, linhas que fazem trajetos muito semelhantes, e praticamente nos mesmos horários.


A Trensurb leva diariamente muitos canoenses nos horários de picos para Porto Alegre e outra cidades da região metropolitana.A Estação Rodoviária de Canoas fica localizada às margens da BR-116 na Rua Sete Povos e funciona de segunda a domingo. Atualmente é pouco usada, pois nem todos os ônibus intermunicipais passam por ela, e quando passam, são apenas em poucos horários específicos, do tipo: uma vez pela manhã, e uma vez à tarde. Então, grande parte da população canoense e de regiões próximas acaba preferindo usar a Rodoviária de Porto Alegre, chegando lá de metrô.

Para fugir dos congestionamentos que acontecem no município, e principalmente para se deslocar mais rapidamente até o centro da capital, Porto Alegre, a população canoense costuma utilizar o metrô. O problema de se usar esses trens no município é que, em determinados horários do dia, eles passam muito cheios. E Canoas é há muito tempo conhecida por ser considerada uma cidade-dormitório de Porto Alegre.

Ou seja, de manhã cedo, muitos trabalhadores que residem em Canoas e cidades próximas se deslocam para a capital, lotando mais ainda os trens no sentido Sapucaia-Porto Alegre, enquanto que no final da tarde são os trens que vêm no sentido Porto Alegre-Sapucaia que estão cheios.

Há seis estações de metrô em Canoas, distribuídas pela Trensurb: Niterói/UniRitter, Fátima, Canoas/LaSalle, Mathias Velho, São Luís/Ulbra e Petrobrás.


Canoas uma é cidade estratégica por abrigar em seu território a sede do 5º Comando Aéreo Regional (COMAR V), do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) e uma Base Aérea da FAB, a Base Aérea de Canoas, que sedia o 1º/14º Grupo de Aviação, unidade de aviação de caça, operando atualmente aeronaves supersônicas F-5 Tiger II, além do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA).

Há poucas ciclovias no município, existe uma para lazer na Praça Rio Grande, outra na Avenida Rio Grande do Sul, que está em mau estado, e outras duas estão em projeto como a da Rua República e da Rua Curitiba.

O sistema dutoviário de Canoas é complexo, a rede de petróleo vem da plataforma de Tramandaí até a Refinaria e outra que carrega Nafta vai do município ao pólo petroquímico. A rede de gás natural vem de Santa Cruz, Bolívia e termina em Canoas.

O Terminal de Niterói (TENIT) é usado pela Petrobrás para transportar equipamentos. O terminal fica às margens do rio Gravataí.

O maior problema de Canoas é o transporte coletivo, que além de demorado pode apresentar lotações e tarifas caras. Existe apenas uma empresa que é encarregada desse setor no município, a Sogal. Quando os trabalhadores canoenses vão de manhã e voltam à tarde de Porto Alegre acontece no município a Hora do Rush. Essa hora é quando o tráfego aumenta rapidamente e causa "engarrafamentos" na BR-116. Com o trânsito lento, vêm a poluição sonora, a poluição do ar e problemas como o stress.

Bairros:
Industrial:  97 habitantes
São Luiz: 4.317 habitantes
Mathias Velho: 48.806 habitantes
Harmonia: 39.073 habitantes
Centro:15.067 habitantes
Mato Grande: 11.223 habitantes
Fátima: 12.662 habitantes
Rio Branco: 28.384 habitantes
Ilha das Garças: 0
Niterói: 38.478 habitantes
Nossa Senhora das Graças: 16.723 habitantes
Marechal Rondon: 11.002 habitantes
Estância Velha: 26.633 habitantes
Olaria:10.885 habitantes
Igara: 10.400 habitantes
Guajuviras: 39.526 habitantes
São José: 9.972 habitantes
Brigadeira: 579 habitantes










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