Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ILHA DECEPTION: A ILHA-VULCÃO


Se você é um fã de "Lost" este é o seu lugar no mundo.
A ilha, com um "C" firmemente fechada, é a cratera de um vulcão ativo. A entrada estreita, conhecida como "Foles de Netuno", é guardada por monólito de pedra que emerge do mar pelos ventos violentos e incessantes que sopram do interior.
O interior parece um porto ideal natural  com águas calmas e abrigadas, mas sua calma  magmática tem um apetite voraz por âncoras de fato, a ilha tem engolido dezenas de barcos. A última erupção vulcânica engoliu uma base britânica, um chileno e um baleeiro norueguês. Curiosamente, na ilha é a antiga base de que a Argentina ainda poderia ser companheiro, ativo na mão, todo o show. Se por acaso ou por mera superstição, mas a base foi batizada de "Deception", como a ilha (melhor adorar esse poderoso Pacha Mama).

A Ilha Deception (62 ° 57'S, 60 ° 38'W) é uma ilha pertencente às Ilhas Shetland do Sul fora do lado noroeste da Península Antártica e tem sido um foco de atividade humana na Antártida desde a década de 1820, com início a caça de focas. Na verdade, a ilha foi dado o seu nome pelo aferidor americano Nathanial Palmer , que visitou a ilha em 1820. Mas no início de 1900, quando os selos eram quase caçados até a extinção, aí a caça na Antártica virou-se para caça às baleias.

Deception Island Mapa
Clique aqui para ampliar a imagem ...
No verão austral de 1906-7, um capitão norueguês, Adolfus Andresen, começou a caça às baleias e estabeleceu a estação baleeira na Ilha Deception Hektor em um lugar chamado Whalers Bay . Navios-fábrica aproveitaram-se da enseada protegida e processavam  ​​gordura de baleia em óleo de baleia, uma mercadoria valiosa para a lubrificação, iluminação e outros fins no início do século 20. A estação de caça real não chegou a processo de gordura de baleia, mas tomou a carcaças e cozidos para extrair óleo de baleia , utilizando caldeiras de ferro grande, e armazenavam os resultados em tanques de ferro. Os restos enferrujados destas caldeiras e tanques podem ser vistos ainda hoje.
Baleeiros estabeleceram residências, que incluiu uma cozinha, hospital, e um pequeno cemitério - 45 homens foram enterrados no cemitério da estação (38 noruegueses, três suecos, um britânico, um chileno, um russos e um de origem desconhecida), mas o cemitério foi enterrado em uma erupção vulcânica 1969. Em 1931 a estação Hektor foi fechada devido à queda no preço do óleo de baleia que tornou não mais rentável para caçar baleias na Antártida. Pesquisadores britânicos, em seguida, usaram o mesmo local para a sua estação científica, até que foi finalmente abandonada em 23 de fevereiro de 1969 por causa de erupções vulcânicas que causou sérios danos a edifícios da estação.
As ruínas desta estação são os restos mais completos da história baleeira na Antártida, e os governos concordaram em deixar os restos  intactos, para serem vistos e entendidos como parte da história marítima e para mostrar o imenso poder da atividade vulcânica que ainda assombra a ilha.
Se você olhar para uma imagem de satélite da Ilha Deception você vai ver que 57% da ilha é coberta por geleiras permanentes. Você também vai notar que ele tem uma forma de ferradura  na aparência com uma grande caldeira submersa em seu centro. Esta cratera se abre para o mar através de um canal estreito chamado de Foles de Netuno , formando um dos mais seguros portos naturalmente protegidos na Antártida e é o local mais visitado na Antártida. Várias nações ainda realizam investigação científica aqui, incluindo a Espanha, Grã-Bretanha, Argentina, e Chile. As erupções vulcânicas, na sua maioria fazem os países ter cuidado  a outras tentativas de manter instalações permanentes, ea partir de 2000, há apenas duas estações científicas ainda em uso hoje - Espanha: Gabriel de Castilla , e  Argentina : Decepción e estas estações são apenas usadas durante os meses de Verão Austral.
Onde é a Ilha Deception? Ilha Deception é encontrada fora do lado noroeste da Península Antártica. Uma ilha vulcânica localizada no extremo sudoeste da Ilhas Shetland do Sul, nordeste da Terra de Graham Peninsula, e foi construída ao longo do eixo do Rift Bransfield . 

Topo-de-Page

Atividade vulcânica

Ilha Deception também é conhecida por ser o maior vulcão ativo na região e uma das principais fontes de atividade sísmica e vulcânica na Antártida. O litoral circundante (dentro / fora da caldeira) é confeccionado de uma rocha cinza escura densa e de granulação fina preta ígnea que consiste de plagioclásio básico, augita e, normalmente, magnetita. A partir de camadas de cinzas em sedimentos do lago, na Península Antártica e das ilhas vizinhas, os geólogos têm sido capazes de construir um único registro de erupções vulcânicas que ocorrem ao longo dos últimos 8.700 anos na Ilha Deception.
Aproximadamente 10.000 anos atrás, uma erupção violenta e massiva evacuação de cerca de 30 km ³ de rocha fundida da Ilha, o colapso do cume do vulcão formou o Porto caldera Foster. O vulcão era extremamente ativo durante os séculos 18 e 19. Erupções do século 20 ocorreram durante dois curtos períodos, entre 1906-1910 e 1967-1970. Devido a estas erupções, os únicos sinais remanescentes da estação baleeira de idade são as caldeiras e tanques enferrujados. Outros restos em Whalers Bay incluem um hangar de aviões ea casa estação científica britânica, com o meio arrancado pela lama em 1969.
Imagem de satélite da Ilha DeceptionAs erupções mais recentes ocorreram em 1991-1992, quando os pesquisadores registraram maior atividade sísmica que foi acompanhada por deformação do solo e as temperaturas da água do mar aumentou. Hoje, os geólogos estão acompanhando o fundo do mar de Porto Foster, que está crescendo rapidamente em termos geológicos (taxa: cerca de 30 cm por ano).
O vulcão está classificado como uma caldeira inquieta com um significativo risco vulcânico para aventureiros audazes, é um dos únicos lugares no mundo onde os navios podem realmente navegar diretamente para o centro  da cratera.

Flora e Fauna

Este é um dos melhores lugares na Antártida para ver pinguins Chinstrap (Pygoscelis antarctica). Na verdade, a Ilha Deception é o lar de mais de 100.000 casais reprodutores de chinstraps, localizado na Baily Head (62 ° 58'S, 60 ° 30'W), na costa sudoeste da ilha que a torna a maior colônia Chinstrap no mundo . Pingüins, petréis gigantes, petréis Wilson, skuas, de olhos azuis shags e focas antárticas de pele estão entre os outros animais você pode observar e se você tiver sorte, você também pode ver os selos do sul elefantes!
Colônia chinstrap na cabeça Baily
Clique aqui para ampliar a imagem ...
Invertebrados -  invertebrados terrestres e de água doce na Ilha Deception incluem 18 espécies de Acarina (ácaros), uma espécie de Diptera (mosca), três espécies de Tardigrada (tardigrade), 9 espécies de Collembola (springtail), 3 Crustacea água doce (crustáceos), 14 Nematoda (nematóides), 1 Gastrotricha (gastrotrich) e 5 Rotifera (rotíferos).
Aves - Oito espécies de aves da raça no Espaço. A mais numerosa é a chinstrap pingüim (Pygoscelis antarctica), com uma estimativa de 140.000 para 191.000 pares reprodutores. A maior colônia está no Cabeça Baily, com uma estimativa de 100.000 casais reprodutores. Pinguins Macaroni (Eudyptes Chrysolophus) ninho, ocasionalmente, em pequenas quantidades na ilha, seu limite meridional de reprodução. Skuas Brown (Catharacta antarctica lonnbergi), gaivotas kelp (Larus dominicanus), capa petréis (capensis Daption), Wilson tempestade de petréis (Oceanites oceanicus), Antártica terns (Sterna vittata) e sheathbills neve (Chionis alba alba), também da raça no Espaço.
Mamíferos - Ilha Deception não tem mamíferos . Focas antárticas pêlo (Arctocephalus gazella), Weddell selos (Leptonychotes weddelli), selos caranguejeira (carcinophagus Lobodon), elefantes marinhos do sul (Mirounga leonina) e focas-leopardo (Hydrurga leptonyx) só usam como passagem as praias do litoral interior e exterior.




Base Argentina de Decepción

Restos dos antigos postos baleeiros atingidos por erupções vulcânicas
  • A flora nesta área é muito importante e inclui pelo menos 18 espécies de musgo ou líquen, que não foram registrados em outras partes da Antártica, 2 das quais são endêmicas. De particular importância são as comunidades de plantas únicas que crescem em áreas geotérmicas da ilha, ea maior comunidade conhecida da Antártida pearlwort (Colobanthus quitensis). Onze sub-sítios de importância botânica têm sido propostas como Área Antártica Especialmente Protegida (ASPA) No. 140.
  • O habitat bentônicos de Port Foster também é de interesse ecológico devido à perturbação natural causado pela atividade vulcânica. Duas sub-sites estão atualmente protegidas como ASPA n º 145.
  • As águas chegam a 40° graus no interior da cratera, o que faz da ilha Deception um procurado ponto turistico.

Um comentário:

  1. Acabamos de sair aqui de dentro dessa cratera. Apesar de intrigante, o lugar é muito fascinante...

    ResponderExcluir