A possibilidade da criação de novos municípios em Roraima passa a ser discutido na próxima semana, com a instalação de uma comissão especial na Assembleia Legislativa de Roraima, formada por cinco parlamentares, para realizar o levantamento técnico do estudo de viabilidade econômica e social nas localidades.
Com a instalação da comissão, os deputados estaduais iniciam os trâmites para formalizar, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), os dados do ultimo Censo demográfico realizado em Roraima, identificando as vilas que têm condições para serem transformadas em municípios, conforme o estudo a ser estabelecido pela comissão técnica que irá analisar criteriosamente os dados do potencial agrícola, turístico, econômico, territorial e as perspectivas de desenvolvimento das regiões.
Segundo o deputado estadual Remídio Monai, que integra a comissão especial, várias ações serão realizadas em conjunto com as comunidades identificando a quantidade da população, número de eleitores, infraestrutura, escolas e critérios mínimos para a emancipação das localidades.
Na semana passada, acompanhado do deputado estadual Joaquim Ruiz (PV), os parlamentares estiveram na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará reunidos com os parlamentares estaduais que integram a comissão especial, criada para analisar e dar parecer a criação de novos municípios.
“Com base nas informações coletadas junto ao Legislativo roraimense, iremos dar seguimento a todo o processo com base no projeto elaborado que segue os mesmos parâmetros do legislativo roraimense. Estamos em fase de estudo analisando todas s informações que possam subsidiar todas as etapas”, explicou.
As áreas em estudo são as seguintes:
APIAÚ
BAIXO RIO BRANCO (SANTA MARIA DO BOIAÇU)
SÃO FRANCISCO
ENTRE RIOS
TRAIRÃO
NOVO PARAÍSO
EQUADOR
FÉLIX PINTO
NOVA COLINA
Ainda há estudos de criar mais dois municipios estratégicos para o estado: Um dentro da reserva indigena Raposa-Serra do Sol, a ser desmembrado de Uiramutã e o outro na divisa com o estado do amazonas, ou seja, VILA JUNDIÁ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário