Tratar sobre emancipações no Brasil e a viabilidade das mesmas. Acompanhar as criações e fusões de municípos em diversos países do mundo, assim como também acompanhar a curiosidades sobre lugares habitados e remotos no nosso mundo atual.
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quinta-feira, 31 de março de 2016
MUNICÍPIOS , CONCELHOS DEMOCRÁTICOS DE BAIRROS (NEIGHBORHOOD DEMOCRATIC COUNCILS), VILAS E ÁREAS NÃO ORGANIZADAS NA REPÚBLICA DA GUIANA
BARIMA/WAINI
Município de Mabaruma
NDC Matthews Ridge / Arakaka / Port Kaituma
Barima / Amakura
Waini
Área não Organizada
POMEROOM/SUPEMAAN
Good Hope / Pomona
NDC Riverstown / Annandale
NDC Zorg - En - Vlygt / Aberdeen
NDC Paradise / Evergreen
NDC Charity / Urasara
Município de Anna Regina
Supernaam River, Bethany and Mashabo villages
ESSEQUIBO ISLANDS/WEST DEMERARA
NDC Patentia / Toevlugt
NDC Canals Polder
NDC Nismes / La Grange
NDC Meer Zorgen / Malgre Tout
NDC Klein Pouderoyen / Best (Vreed-en-Hoop)
NDC Nouvelle Flanders / La Jalousie
NDC Blankenburg / Hague
NDC Cornelia Ida / Stewartville
NDC Uitvlugt / Tuschen
NDC Vergenoegen / Greenwich Park
NDC Good Hope / Hydronie
NDC Parika / Mora
NDC Leguan ( Essequibo Islands )
NDC Wakenaam ( Essequibo Islands )
Amsterdam (Demerara River) / Vriesland
Canal No. 2 (part) + The Belle + Little Alliance
Sparta / Bonasika and Rest of Essequibo Islands
DEMERARA/MAHAICA
NDC Cane Grove Land Development Scheme
NDC Vereeniging / Unity
NDC Grove / Haslington
NDC Enmore / Hope
NDC Foulis / Buxton
NDC La Reconnaissance / Mon Repos
NDC Triumph / Beterverwagting
NDC La Bonne Intention / Better Hope
NDC Plaisance / Industry
NDC Eccles / Ramsburg
NDC Mocha / Arcadia
NDC Herstelling / Little Diamond
NDC Diamond / Golden Grove
NDC Good Success / Caledonia
NDC Te Huist Coverden / Soesdyke
Município da Cidade de Georgetown
Municipio dos Suburbios de Georgetown
Soesdyke-Linden highway (including Timehri)
St. Cuthberts / Orange Nassau (Mahaica River)
MAHAICA/BERBICE
NDC Gelderland / No 3
NDC Rosignol / Zeelust
NDC Bel Air / Woodlands
NDC Woodley Park / Bath
NDC Naarstigheid / Union
NDC Tempe / Seafield
NDC Rising Sun / Profit
NDC Abary / Mahaicony
NDC Chance / Hamlet
NDC Farm / Woodlands
West bank Berbice (river)
St. Francis Mission
Área não organizada
EAST BERBICE / CORENTYNE
NDC Jackson Creek / Crabwood Creek
NDC No.74 Village / No.52 Village
NDC No.51 Village / Good Hope
NDC Joppa / Macedonia
NDC Tarlogie / Maida
NDC Bush Lot / Adventure
NDC Hogstye / Lancaster
NDC Whim / Bloomfield
NDC John / Port Mourant
NDC Hampshire / Kilcoy
NDC Fyrish / Gibraltar
NDC Borlam ( No.37 ) / Kintyre
NDC No. 38 / Ordnance Fortlands
NDC Cane Field / Enterprise
NDC Black Bush Polder land Development Scheme
NDC Enfield / New Doe Park
Município de Corriverton
Município de Rose Hall
Município de New Amsterdam
Corentyne River
Canje River
East bank Berbice
CUYUNI / MAZARUNI
Município de Bartica
Agatash
Karambaru to Kukui River + Phillipi
Jawalla, Kubenang River
Kamarang
Waramadan
Paruima
Arau
Área não organizada
POTARO / SIPARUNI
Município de Madhia
Monkey Mountain
Paramakatoi
Maripari River
Kurukabaru
Kopanang, Waipa, Kenepai
Chenapau River
Kaibarupai
Área não organizada
UPPER TAKUTU / UPPER ESSEQUIBO
Município de Lethem
Yarong Paru - Good Hope
Toka - Jakaretinga
Yakarinta - Wowetta, Surama
Sand Creek - Dadanawa, Catunarib, Sawariwau
Marudi
Aishalton - Karaudanawa, Achiwib
Área não organizada
UPPER DEMERARA / BERBICE
NDC Kwakwani
Município de Linden
Coomaka Lands
Ituni
Mabura Hill
Makouria River
Berbice River settlements
Mora creek (Aorima), Hururu
Área não Organizada
Município de Mabaruma
NDC Matthews Ridge / Arakaka / Port Kaituma
Barima / Amakura
Waini
Área não Organizada
POMEROOM/SUPEMAAN
Good Hope / Pomona
NDC Riverstown / Annandale
NDC Zorg - En - Vlygt / Aberdeen
NDC Paradise / Evergreen
NDC Charity / Urasara
Município de Anna Regina
Supernaam River, Bethany and Mashabo villages
ESSEQUIBO ISLANDS/WEST DEMERARA
NDC Patentia / Toevlugt
NDC Canals Polder
NDC Nismes / La Grange
NDC Meer Zorgen / Malgre Tout
NDC Klein Pouderoyen / Best (Vreed-en-Hoop)
NDC Nouvelle Flanders / La Jalousie
NDC Blankenburg / Hague
NDC Cornelia Ida / Stewartville
NDC Uitvlugt / Tuschen
NDC Vergenoegen / Greenwich Park
NDC Good Hope / Hydronie
NDC Parika / Mora
NDC Leguan ( Essequibo Islands )
NDC Wakenaam ( Essequibo Islands )
Amsterdam (Demerara River) / Vriesland
Canal No. 2 (part) + The Belle + Little Alliance
Sparta / Bonasika and Rest of Essequibo Islands
DEMERARA/MAHAICA
NDC Cane Grove Land Development Scheme
NDC Vereeniging / Unity
NDC Grove / Haslington
NDC Enmore / Hope
NDC Foulis / Buxton
NDC La Reconnaissance / Mon Repos
NDC Triumph / Beterverwagting
NDC La Bonne Intention / Better Hope
NDC Plaisance / Industry
NDC Eccles / Ramsburg
NDC Mocha / Arcadia
NDC Herstelling / Little Diamond
NDC Diamond / Golden Grove
NDC Good Success / Caledonia
NDC Te Huist Coverden / Soesdyke
Município da Cidade de Georgetown
Municipio dos Suburbios de Georgetown
Soesdyke-Linden highway (including Timehri)
St. Cuthberts / Orange Nassau (Mahaica River)
MAHAICA/BERBICE
NDC Gelderland / No 3
NDC Rosignol / Zeelust
NDC Bel Air / Woodlands
NDC Woodley Park / Bath
NDC Naarstigheid / Union
NDC Tempe / Seafield
NDC Rising Sun / Profit
NDC Abary / Mahaicony
NDC Chance / Hamlet
NDC Farm / Woodlands
West bank Berbice (river)
St. Francis Mission
Área não organizada
EAST BERBICE / CORENTYNE
NDC Jackson Creek / Crabwood Creek
NDC No.74 Village / No.52 Village
NDC No.51 Village / Good Hope
NDC Joppa / Macedonia
NDC Tarlogie / Maida
NDC Bush Lot / Adventure
NDC Hogstye / Lancaster
NDC Whim / Bloomfield
NDC John / Port Mourant
NDC Hampshire / Kilcoy
NDC Fyrish / Gibraltar
NDC Borlam ( No.37 ) / Kintyre
NDC No. 38 / Ordnance Fortlands
NDC Cane Field / Enterprise
NDC Black Bush Polder land Development Scheme
NDC Enfield / New Doe Park
Município de Corriverton
Município de Rose Hall
Município de New Amsterdam
Corentyne River
Canje River
East bank Berbice
CUYUNI / MAZARUNI
Município de Bartica
Agatash
Karambaru to Kukui River + Phillipi
Jawalla, Kubenang River
Kamarang
Waramadan
Paruima
Arau
Área não organizada
POTARO / SIPARUNI
Município de Madhia
Monkey Mountain
Paramakatoi
Maripari River
Kurukabaru
Kopanang, Waipa, Kenepai
Chenapau River
Kaibarupai
Área não organizada
UPPER TAKUTU / UPPER ESSEQUIBO
Município de Lethem
Yarong Paru - Good Hope
Toka - Jakaretinga
Yakarinta - Wowetta, Surama
Sand Creek - Dadanawa, Catunarib, Sawariwau
Marudi
Aishalton - Karaudanawa, Achiwib
Área não organizada
UPPER DEMERARA / BERBICE
NDC Kwakwani
Município de Linden
Coomaka Lands
Ituni
Mabura Hill
Makouria River
Berbice River settlements
Mora creek (Aorima), Hururu
Área não Organizada
segunda-feira, 28 de março de 2016
CRIAÇÃO DE DISTRITOS (MUNICIPALIDADES) NO PERU EM 2015
Distritos (municipalidades) criadas no Peru em 2015:
1851 | DISTRITO | SEDE | PROVÍNCIA | REGIÃO | INSTALAÇÃO | ||
1852 | Neshuya | Monte Alegre | Padre Abad | Ucayali | 17/03/2015 | ||
1853 | Alexander Von Humboldt | Alexander Von Humboldt | Padre Abad | Ucayali | 17/03/2015 | ||
1854 | Pucacolpa | Huallhua | Huanta | Ayacucho | 28/04/2015 | ||
1855 | Vizcatán del Ene | Vizcatán del Ene | Satipo | Junín | 03/10/2015 | ||
1856 | Villa Kintiarina | Villa Kintiarina | La Convención | Cusco | 15/10/2015 | ||
1857 | La Yarada Los Palos | Los Palos | Tacna | Tacna | 08/11/2015 | ||
1858 | La Morada | La Morada | Marañón | Huánuco | 12/11/2015 | ||
1859 | Pucayacu | Pucayacu | Leoncio Prado | Huánuco | 08/12/2015 | ||
1860 | Castillo Grande | Castillo Grande | Leoncio Prado | Huánuco | 08/12/2015 | ||
1861 | Santa Rosa de Alto Yanajanca | Santa Rosa de Alto Yanajanca | Marañón | Huánuco | 08/12/2015 | ||
1862 | San Pablo de Pillao | San Pablo de Pillao | Huánuco | Huánuco | 08/12/2015 | ||
1863 | Chaca | Chaca | Huanta | Ayacucho | 17/12/2015 | ||
1864 | Roble | Puerto San Antonio | Tayacaja | Huancavelica | 17/12/2015 | ||
1865 | Pichos | Pichos | Tayacaja | Huancavelica | 20/12/2015 | ||
1866 | Rocchacc | Rocchacc | Chincheros | Apurimac | 20/12/2015 | ||
1867 | El Porvenir | San Pedro de Huamburque | Chincheros | Apurimac | 20/12/2015 |
Até o Final do ano de 2015 o Peru fechou um total de 1.867 distritos (municipalidades).
sexta-feira, 25 de março de 2016
TIBETE GANHARÁ UMA NOVA FERROVIA "ACIMA DAS NUVENS"
O governo da China anunciou nesta sexta-feira (04/03) que será construída uma segunda ferrovia entre a conflituosa região autônoma do Tibete (sudoeste) e o restante do país, quase 10 anos após a inauguração da primeira.
A nova ligação será entre a capital regional, Lhasa, e a cidade chinesa de Chengdu, na província vizinha de Sichuan, onde também vivem comunidades de etnia tibetana e na última década houve confrontos entre as autoridades chinesas, com dezenas de mortos.
A ferrovia é um dos projetos que integram o XIII Plano Quinquenal 2016-2020, apresentado na inauguração da sessão anual da Assembleia Nacional Popular, a reunião política mais importante do ano na China.
A única ferrovia atualmente em funcionamento no Tibete, de 1.956 quilômetros, liga a região com a província chinesa de Qinghai, ao norte de Sichuan, e foi inaugurada em 2006 pelo então presidente da China Hu Jintao.
A segunda linha deverá cobrir os 1.629 quilômetros entre Lhasa e Chengdu em 15 horas pelo planalto do Tibete, com alturas superiores aos quatro mil metros acima do nível do mar.
domingo, 13 de março de 2016
PEQUENAS CIDADES: GRANDES PAISAGENS
AZENHAS DE MAR (PORTUGAL)
Esta freguesia do município de Sintra é considerada um dos mais belos Balneários do país, possui uma população de 812 habitantes.
GORDES - FRANÇA
Esta Comuna Francesa de 48,06 km² e população de 2.186 habitantes é famosa por estar encravada nas montanhas da região de Provença-Alpes-costa Azul.
POMERODE (SANTA CATARINA) - BRASIL
Este município de Santa Catarina, Brasil, é considerado a cidade mais Alemã do país. Possui uma população de 30.598 habitantes em uma área de 216,00 km².
TREZE TÍLIAS (SANTA CATARINA) - BRASIL
Considerada a cidade mais Austríaca do Brasil, Treze Tílias possui uma população de 7.082 habitantes em uma área de 185,205 km².
WILDSCHONAU - TIROL - ÁUSTRIA
Este município de 4.204 habitantes e 97,71 km² é um importante centro turístico da região do Tirol.
VERNAZZA - ITÁLIA
Esta comuna na região turistica de Cinque Terre, possui uma população de 1.060 habitantes em uma área de 12 km².
sábado, 12 de março de 2016
quarta-feira, 9 de março de 2016
OS LOUCOS ENCLAVES E EXCLAVES ENTRE INDIA-BANGLADESH
Os Enclaves Índia-Bangladesh são convencionalmente conhecidos como "complexo Cooch Behar". Trata-se do conjunto de enclaves e contra-enclaves na fronteira entre Índia e Bangladesh chamado pelo nome desse antigo principado de Bengala Oriental, Índia. Os enclaves não existem somente na Índia, mas em ambos lados da parte norte da Fronteira Bangladesh-Índia. Mesmo assim são denominados com o nome (Cooch Behar), uma parte da Índia.
Enclaves
Cooch Behar, antes um principado independente da Índia, é hoje distrito de estado indiano de Bengala Oriental, que tem 106 exclaves que ficam inseridos no território de Bangladesh. Desses, três são contra enclaves (ficam dentro de enclaves de Bangladesh que ficam na Índia) e um há um contra-contra enclave (um enclave Indiano que fica num território (enclave) de Bangladesh que, por sua vez, fica num enclave Indiano maior em Bangladesh). A área da soma desses 106 exclaves é de 69,6 km². O maior desses enclaves Indianos é Balapara Khagrabari (25,95 km²) e o menor é Panisala (somente 1093 m²).
De forma similar, Bangladesh tem 92 exclaves na Índia, num total de 49,7 km². Desses, 21 são contra-enclaves, que ficam dentro de um único enclave indiano dentro de Bangladesh. O maior é o exclave Dahagram-Angarpota (18,7 km²), o menor é um contra-enclave, Upan Chowki Bhaini (53 m²), o menor enclave do mundo. Estima-se a população total de todos esses 198 enclaves em 70 mil pessoas (ano 2001), o que dá uma densidade de 587 hab./km².
Há três significativos hotspots (concentrações) desses enclaves:
- o primeiro e o mais ocidental é um "arquipélago" de enclaves, principalmente da Índia, sendo que os indianos são cercados pelas áreas administrativas de Bangladesh de Pochagar, Boda, Debiganj e Bomar. São poucos os enclaves bengalis na Índia nesse arquipélago e ficam em Jaipalguri.
- o segundo e central, um arquipélago misto Indo-Bangladesh, que consiste de vários enclaves da Índia na área administrativa de Patgram, que é uma área Bangladesh em Cooch Behar (contígua com a área principal de Bangladesh). Ao leste, norte e oeste de Patgram, ainda na Índia, há diversos enclaves de Bangladesh.
- Finalmente, a leste fica outro arquipélago misto, porém bem mais disperso do que os dois já citados. Apresenta exclaves indianos nos distritos de Lalmanirhat, Phulbari,Kurigram e Bhurunghamari e exclaves de Bangladesh nos distritos indianos de Dinhata, no próprio Cooch Behar e em Tufanganj.
História
As origens da maior parte desse enclaves data de 1713, quando um tratado entre o Império Mogol e o reino de Cooch Behar reduziu o território deste último em um terço. Porém, os Mogóis não conseguiram desalojar todos os chefes de clãs do território ganho. Ao mesmo tempo, alguns soldados Mogóis retiveram partes de terra dentro das áreas que haviam permanecido em Cooch Behar que, assim, permaneciam leais ao Império Mogol.Essa dispersão territorial não era tão surpreendente nessa época, o Subcontinente indiano era muito fragmentado, algo comparável à Alemanha antes da unificação de 1871. A maioria dos enclaves era auto-suficiente economicamente, as fronteiras não eram importantes, pois Cooch Behar já era tributário nominal dos Mogóis.Os enclaves são o resultado misto das zonas sob influência do Império Mogol e de mudanças realizadas pelos régulos locais de Cooch Behar e Rangpur que, a fim de saldar as respectivas e mútuas dívidas de jogo, não hesitaram a trocar porções dos seus territórios.- Em 1765, os britânicos tomaram conta dos domínios Mogóis por meio da East India Company. Em 1814, os britânicos se surpreenderam com a presença de muitos "extra-territórios" de Cooch Behar dentro de seu novo território, algo causado por “um inexplicável acidente”. Tais enclaves eram algumas vezes usados delinquentes para fugir das autoridades policiais.
- em 1947, os antigos territórios do império Mogol se tornaram parte do Paquistão Oriental.
- Quando da partição do Raj Britânico em 1947, Cooch Behar foi integrado na Índia e Rangpur no Paquistão Oriental que em 1971 se tornaria no Bangladesh. Embora os dois países tenham tentado regularizar a fronteira, as discussões e negociações nunca terminaram.
- Cooch Behar juntou-se efetivamente à Índia somente em 1949, como um dos últimos dentre os 600 Estados Principados da Pré-Independência do país.
É interessante notar que esse complexo de enclaves sobreviveu a todas mudanças de soberania sobre essas áreas, em ambos os lados da Fronteira Bangladesh-Índia, embora essa situação fosse até mais complexa antes da Independência da Índia. Cerca de 50 exclaves do Paquistão Oriental em Cooch Behar (Assam e Bengala Oriental) foram bem racionalizados quando essa área se unificou na Índia em 1947.Situação
Houve tentativas ilusórias, em 1958, 1974 e ainda em 2001, para fazer o intercâmbio do domínio sobre essas áreas de exclaves ao longo das fronteiras entre os dois países. As tentativas falharam, embora o fato de que a administração dessas áreas internacionais era muito complexa e até impraticável, o que mostrava que esse intercâmbio era até mais vantajoso do que as racionalizações de 1947 citadas acima. Em função das situações dessas múltiplas fronteiras, muitas vezes era impossível para pessoas vivendo nos enclaves ir à escola, a um hospital, fazer compras. Acordos muito complexos para policiar e abastecer os enclaves foram feitos, como uma lista de 1950 que definia o que poderia ser importado nos enclaves (ex.: fósforos, tecidos, óleo, etc).Num exemplo clássico de círculo vicioso, os moradores dos enclaves precisam de vistos para cruzar o território do outro país que contém o enclave. Como não há consulados em nenhum dos enclaves, eles precisam procurar um na sua pátria, na qual eles não podem ir por não ter o visto. Assim, cruzamentos ilegais das fronteiras são muito frequentes e perigosos. Um bom número de transgressores já foram alvejados por guardas de fronteira. Além disso, os enclaves são "paraísos" para criminosos condenados ou não que ficam imunes à Justiça do país que circunda o enclave onde se esconderam. Todos esses problemas fazem dos enclaves bolsas de extrema pobreza e de ausência de lei.Devido à separação do resto do seu país, os habitantes nos enclaves vivem uma depauperação extrema, tanto em termos de infraestruturas (eletricidade, água, estradas e esgotos) como de serviços públicos. O acesso a escolas, aos serviços policiais e à administração local obriga as pessoas a passar constantemente a fronteira, o que não é cómodo nem imediato. As condições econômicas são difíceis e a criminalidade é elevadíssima. Por exemplo, o enclave indiano de Dasiarchhara, um dos mais importantes com 7 km² e 9000 habitantes, não tem energia eléctrica embora esteja rodeado por aldeias do Bangladesh que dispõem deste serviço. A situação dos moradores dos enclaves é muito pior do que nos seus já pobres territórios pátrios.Essa condição de tantos enclaves de Cooch Behar não deve desaparecer tão cedo devido aos sentimentos em ambas as nações (Índia e Bangladesh) de defender a soberania, a integridade territorial e da irredutibilidade em não permitir que o "outro lado" se considere vencedor. Há, porém, um tímido exemplo de progresso nos entendimentos mútuos, o "Corredor Tin Bigha", que conecta um dos enclaves de Bangladesh com seu país. Essa passagem levou, no entanto, vinte anos para ser aceita, tendo havido forte oposição, lutas e muitas mortes.
terça-feira, 8 de março de 2016
SANTA CRUZ (RN) POSSUI A MAIOR ESTÁTUA CATÓLICA DO BRASIL
Quando se fala em estátua católica, logo se pensa no Cristo Redentor, no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. O cristo talvez seja a imagem católica mais famosa do mundo, mas a maior estátua católica do mundo é brasileira e fica mesmo no estado Rio Grande do Norte.
Inaugurada em 2010, a estátua de Santa Rita de Cássia desbancou o Cristo como estátua mais alta do Brasil, é a maior estátua do continente americano, 10 m mais alta que a famosa Estátua da Liberdade, em Nova York.
A estátua de Santa Rita tem 56 m de altura, (42 m de estátua em si e 14 m de seu pedestal). O monumento levou 3 anos para ser construído e a obra custou mais de R$ 6 milhões.
A maior estátua católica do mundo fica no município de Santa Cruz, a 115 km de Natal, onde pode-se chegar pela BR 226 em uma viagem de cerca de 2 horas.
Além da estátua, o Complexo de Santa Rita de Cássia conta com capela, sala de promessas, sala do Santíssimo, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, mirante, banheiros e estacionamento.
Um teleférico, que está sendo construído, sem data definida para conclusão ligará o centro da cidade ao Santuário de Santa Rita por meio de bondinhos. A obra tem um investimento previsto em R$ 13 milhões. Santa Cruz é um município Brasileiro no estado do Rio Grande do Norte, situado a 122 km de Natal, ao qual é ligado pela BR-226. Sua população é de 38.538 habitantes em uma área de 624,356 km².
Inaugurada em 2010, a estátua de Santa Rita de Cássia desbancou o Cristo como estátua mais alta do Brasil, é a maior estátua do continente americano, 10 m mais alta que a famosa Estátua da Liberdade, em Nova York.
A estátua de Santa Rita tem 56 m de altura, (42 m de estátua em si e 14 m de seu pedestal). O monumento levou 3 anos para ser construído e a obra custou mais de R$ 6 milhões.
A maior estátua católica do mundo fica no município de Santa Cruz, a 115 km de Natal, onde pode-se chegar pela BR 226 em uma viagem de cerca de 2 horas.
Além da estátua, o Complexo de Santa Rita de Cássia conta com capela, sala de promessas, sala do Santíssimo, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, mirante, banheiros e estacionamento.
Um teleférico, que está sendo construído, sem data definida para conclusão ligará o centro da cidade ao Santuário de Santa Rita por meio de bondinhos. A obra tem um investimento previsto em R$ 13 milhões. Santa Cruz é um município Brasileiro no estado do Rio Grande do Norte, situado a 122 km de Natal, ao qual é ligado pela BR-226. Sua população é de 38.538 habitantes em uma área de 624,356 km².
sábado, 5 de março de 2016
TRÊS ESTADOS DO BRASIL QUEREM TORNAR-SE UM PAÍS INDEPENDENTE
Uma nação com seleção e municípios fortes
Bandeira a ser adotada |
Um Estado do tamanho da França, que privilegia os municípios e tem uma grande seleção de futebol. Esse é o país vislumbrado pelos separatistas. Segundo o presidente do movimento “O Sul é o Meu País”, Celso Deucher, a organização não tem legitimidade para fazer conjecturas sobre a nova nação. A tarefa cabe ao Grupo de Estudos Sul Livre, formado por intelectuais simpáticos à causa e do qual ele é o secretário-geral.
Até agora, os debates indicam que o Estado sulista adotaria um modelo descentralizado de poder batizado de “Confederação Municipalista”. “A vida real acontece nos municípios. Estados e União são ficções”, diz Deucher.
A principal diferença em relação ao Estado brasileiro seria a inversão da lógica da arrecadação tributária, diz ele. Os municípios ficariam com 70% do arrecadado e a Confederação com o restante – apenas para manter as Forças Armadas e um Parlamento ao estilo sueco, que só se reúne quando surge a necessidade de convocação. “Não queremos criar uma classe de burocratas sustentados pelos impostos, como acontece no Brasil”, afirma Deucher.
Além da questão tributária, outros fatores que motivariam a separação são o descontentamento com a democracia representativa brasileira e ausência de autonomia legislativa dos atuais estados brasileiros – que hoje têm restrições para editar leis.
Deucher também diz que, com o novo país, haveria ainda uma suposta capacidade maior de reação contra injustiças. De quebra, mesmo sem ser fã do futebol, ele vislumbra um país com uma ótima seleção. “Muitos dos melhores jogadores e técnicos do mundo são da nossa região” gaba-se Deucher. (SM)
Separar os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul de seu grande inimigo: o Estado brasileiro. Essa é a polêmica luta do movimento “O Sul é o Meu País”, que completa 20 anos em 2012 com a pretensão de voltar a ganhar a discussão das ruas. Nos próximos dias 17 e 18 de março, os sulistas que querem a separação do resto do país fazem um congresso na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, para celebrar as duas décadas de existência e ganhar novo fôlego.
Tratado com ironia e procurando livrar-se do estigma de ser “racista” em relação à população de outras regiões do Brasil, o movimento foi retomado no ano passado após a realização de uma pesquisa que teria indicado um grande apoio popular à causa separatista nas capitais do Sul.
O atual presidente do movimento, Celso Deucher, diz que o sonho dos “sulistas” seria a realização de um plebiscito para a criação do novo país, livre do “imperialismo centralizador“ e da “terrorismo tributário” da federação brasileira – nas palavras dele. Participaria da consulta toda a população do Sul do Brasil.
No caminho do movimento, porém, há uma cláusula pétrea da Constituição Federal que diz que a República brasileira é “formada pela união indissolúvel” dos estados e municípios – o que torna inconstitucional qualquer intenção de criar um novo país.
Assim, por prudência, os adeptos do movimento evitam falar em separatismo, preferindo a expressão “autonomia”. Como base legal da luta, explica Deucher, está o direito à liberdade de expressão e o princípio do Direito internacional da “autodeterminação dos povos”.
Ele ainda rebate a acusação de que o movimento é racista. “Isso sempre é usado para nos desacreditar. É uma besteira. O Sul do Brasil é uma das regiões mais múltiplas, com presença de várias etnias”, diz Deucher. Ele afirma estar concluindo um livro sobre a presença negra no Vale do Itajaí, em Santa Catarina – o que seria uma prova do caráter não racista da causa.
Criado no Rio Grande do Sul, o movimento se diz herdeiro de outros levantes separatistas sulinos – como a Revolução Farroupilha, no século 19. Segundo seu presidente, o movimento tem hoje representação em 800 municípios dos três estados e cerca de 30 mil filiados. O alto número de simpatizantes, no entanto, não se traduz em arrecadação financeira. Segundo Deucher, a organização sobrevive de doações dos 26 diretores e de mensalidades de R$ 15 pagas por cerca de cem membros.
Críticas
Para o professor de História Carlos Antunes Filho, da UFPR, as ideias separatistas no país são apoiadas em bases suspeitas. “É um delírio baseado em segregação racial e intolerância que destoa da forma coletiva e plural da construção da nação brasileira”, diz ele. O professor Herbert Toledo Martins, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, também desacredita a ideia. “Não é um movimento sério; não tem representatividade política.”
Acostumado a críticas, Deucher rechaça as acusações de que o movimento é delirante. “Pode ser um sonho; mas tem muita gente sonhando junto”, diz ele, que é professor de História numa escola de Brusque (SC), jornalista e marqueteiro político .
AS CINCO MAIS BELAS PONTES E VIADUTOS FERROVIÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL
Ponte ferroviária do Rio Pelotas – Vacaria
A ponte ferroviária do Rio Pelotas une os municípios de Vacaria, no Rio Grande do Sul, a Capão Alto, em Santa Catariana.A ponte possui em torno de 100 metros de altura, é estreita e não possui muretas de proteção, existem apenas refúgios a cada uns 50 metros para escapar, caso o trem venha.
A construção deste trecho da ferrovia na Serra do Pelotas foi difícil, sendo necessária a construção de uma sequência de pontes, viadutos e túneis.
Viaduto Mula Preta - Dois Lajeados
O Viaduto Mula Preta é um viaduto em curva, situado no município de Dois Lajeados, parte da Ferrovia do Trigo, entre Guaporé e Muçum, no Rio Grande do Sul.Construído na década de 60 e 70, tem 360 metros de comprimento e sua coluna mais alta tem 98 metros de altura. Suas colunas de sustentação são de concreto armado, e os dormentes que sustentam os trilhos são totalmente assentados em estrutura metálica.
O que mais chama a atenção é que o viaduto não possui corrimões nas laterais, e o espaço entre os dormentes é aberto. Desta forma, dá medo caminhar por cima, já que fica um vão entre um dormente e outro. A cada 50 m aproximadamente, há plataformas de refúgio nas laterais.
Viaduto 13 - Vespasiano Correia
O Viaduto do Exército, mais conhecido como Viaduto 13, também pertence à Ferrovia do Trigo (EF-491), no trecho entre os municípios de Vespasiano Correia e Muçum, no Rio Grande do Sul.Foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978 e construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 1970. A denominação 13 é pelo fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia na cidade de Muçum.
Ponte Brochado da Rocha - Muçum
A grande ponte rodoferroviária Brochado da Rocha, se localiza junto à cidade de Muçum, ligando os municípios de Muçum e Roca Sales.A ponte que atravessa o Rio Taquari, com extensão de 289m, tem a linha ferroviária mais elevada através de arcos, sendo que a rodovia passa alguns metros mais abaixo.
Faz parte da Ferrovia do Trigo e da Rodovia RS-129. A majestosa Ponte Rodo-Ferroviária Brochado da Rocha, deu o título a Muçum de Princesa das Pontes.
Ponte do Canal de São Gonçalo - Pelotas
Localizada próxima à cidade de Pelotas, esta ponte de 300 metros de extensão atravessa o Canal de São Gonçalo, no sul do estado do Rio Grande do Sul.O Canal São Gonçalo possui 76 km de extensão e faz a ligação entre a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim. Nessa área existem três pontes - duas rodoviárias e uma ferroviária.
AS CINCO CONSTRUÇÕES ESPETACULARES PELO MUNDO
Museu Guggenheim - Bilbao
O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade basca de BilbaoExternamente, o museu é coberto por superfícies de titânio curvadas em vários pontos, que lembram escamas de um peixe. Visto do rio, o edifício parece ter a forma de um barco.
O átrio central tem 50 metros de altura e lembra uma flor cheia de curvas, de onde partem passarelas para os três níveis de galerias.
Museu Soumaya – México
O Museu Soumaya é uma instituição cultural privada, localizado na Plaza Carso, região norte da Cidade do México, que surpreendeu por sua arquitetura projetada por Fernando Romero e inaugurada em 2011.Ópera de Sidney – Austrália
Localizado junto à baía de Sidney, a casa da Ópera de Sydney (Sydney Opera House), é um dos edifícios com arquitetura única mais marcantes a nível mundial, e um dos símbolos da Austrália e ícone da cidade de Sidney.Museu dos transportes Riverside – Escócia
Concluída em 20 de junho de 2011, o Museu Riverside é o novo prédio desenvolvimento para o Museu dos Transportes de Glasgow, na Escócia. Por contar com uma grande coleção de veículos e artefatos de transporte e por seu estilo arquitetônico único, em 18 de maio de 2013, o museu foi anunciado como o vencedor do Museu Europeu do Ano.Museu Kunsthaus – Graz
O Museu de arte de Graz é um museu de arte moderna, situado na cidade deGraz, na Áustria. Fundado em 2003, se tornou marcante pelo estilo de sua construção contemporânea em meio às tradicionais edificações européias.Apelidado de Kusthaus Graz, ficou conhecido como “Alien Friendly”, com seu design que lembra uma bolha. Toda a fachada do prédio é envolta por 1288 painéis de vidro acrílico semitransparente. Este sistema facilitou a instalação de placas fotovoltaicas, embutidas nos painéis e que produzem energia limpa, para o uso interno.
OYMYAKON (SAKHA - RÚSSIA) - A LOCALIDADE MAIS FRIA DO MUNDO
Oymyakon, situado no distrito municipal de Oymyakonsky, na república de Sakha (ou Yakutia) é o lugar habitado mais frio do Mundo.
O Distrito de Oymyakonsy é subdividido em 7 municipios (ou Olus): 2 Urbanos e 5 Rurais, sendo que Oymyakon é a sede municipal do município rural de Borogonsky, sendo que a população da aldeia de Oymyakon é de 462 habitantes.
Oymyakon se destacou por ter duas temperaturas estremas no mesmo ano: um calor de 34,6 graus
A Cidade é conhecida no mundo por ter registrado a temperatura de -72,2 graus (72,2 graus negativos) em janeiro de 1926. O engraçado é que o nome "Oymyakon", no dialeto local, quer dizer "água que não congela", devido às inúmeras fontes de água que brotam da terra na região.
Distrito municipal de Oymyakonsky, dentro de Sakha |
A neve cobre os arredores de Oymyakon |
e um dia de inverno onde a temperatura chegou a -65,4 Graus (65,4 graus negativos). A média anual no verão não passa dos 15 graus no verão e -22,4 graus (22,4 graus negativos no inverno).
Casas da aldeia |
Localização dentro da Rússia |
Vista da Aldeia |
O termômetro na entrada na aldeia |
A Cidade é conhecida no mundo por ter registrado a temperatura de -72,2 graus (72,2 graus negativos) em janeiro de 1926. O engraçado é que o nome "Oymyakon", no dialeto local, quer dizer "água que não congela", devido às inúmeras fontes de água que brotam da terra na região.