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ARQUIPÉLAGO DOS CURRAIS - PARANÁ



A ilha dos Currais é na verdade um arquipélago brasileiro situado a meio caminho entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a cerca de 6,2 milhas da costa, em frente à Praia de Leste, município de Pontal do Paraná.
O arquipélago é composto por 3 pequenas ilhas:
Três Picos
Filhote
Grapirá

 A primeira apenas um pico de pedra alto sem vegetação, a segunda um pouco mais baixa e a terceira, bem maior, apresenta vegetação apenas em seu cume. Cuidar
com uma laje até 300 m de seu lado oeste, de frente para a costa. Local repleto de aves que ali fazem sua nidificação. Não é possível desembarcar. Evite passar entre elas pois há muitas pedras submersas.





O arquipélago é rico em sua fauna, existindo cinco espécies de pássaros que utilizam-no para a nidificação: Atobá, Tesoureiro, Gaivota, Trinta-réisde-bico-amarelo e Trinta-réis-de-bico-vermelho. Estima-se que a ilha possua mais de dez mil pássaros.
A ilha de Grapirá (S 25.44,098,  W 48.21,752) é a maior ilha do arquipélago, apresentando altitude máxima de 55 metros e 73.534 m2 de área total emersa.
A  ilha possui uma pequena praia de pedras roliças (seixos rolados) onde foi construído um rancho para abrigo de pesquisadores, hoje em abandono.
Na parte leste da ilha podemos encontrar grandes formações rochosas submersas.  A profundidade média em torno da ilha é de 13m, e nela podemos encontrar grandes Garoupas, Pampos , Caranhas e Sororocas .
A segunda ilha chamada de Três Picos é formada por três elevações variando de 14 e 21 metros de altura, com área total de 7.748 m2. A profundidade média em torno da ilha é de 9m.
A terceira ilha chamada de Ilha Filhote possui 6.249m2 de área e 25 metros de altitude máxima. Na sua parte Oeste, prolongando-se em sentido ao continente, podemos encontrar uma cordilheira com mais de 300 m de extensão, com profundidade variando entre 3 a 10 m.
Nesse local podemos encontrar grandes cardumes de Sororocas e Cavalas no verão. (S 25.43.889 W 48.22.407)
No Arquipélago de Currais podemos encontrar várias espécies de peixes dentre eles: Garoupas, Badejo Mira, Pampo, Caranha, Sororoca, Cavala, Parú, Tainha, Sargo de Beiço, Sargo de Dente, Xareu Branco (Galo), além de diversos outros peixes.




 

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ATRASO NAS OBRAS DA TRANSNORDESTINA


Prevista para funcionar a partir de 30 de dezembro de 2014, penúltimo dia da gestão da presidente Dilma Rousseff, a ferrovia Transnordestina não será inaugurada antes de 2015. A obra, iniciada em 2006, entrou em ritmo ainda mais lento neste segundo semestre, a partir do acirramento de um impasse financeiro já antigo entre o governo federal e a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA).
Na assinatura do protocolo de intenções em 2005, foi anunciado que a ferrovia custaria R$ 4,5 bilhões. As obras começaram em julho do ano seguinte. Em 2008, já havia um novo preço firmado em contrato: R$ 5,4 bilhões. A TLSA vem alegando que esse valor, em razão de contratempos surgidos no decorrer da obra, está subdimensionado.
A concessionária quer agora R$ 8,2 bilhões. Sem esse aporte financeiro adicional, a TLSA argumenta que não haverá meios de entregar a Transnordestina completa a tempo de ser inaugurada por Dilma. A ferrovia é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A solicitação da TLSA, controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), não é bem vista pelo governo. A concessionária quer que o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que já banca 50% dos recursos (R$ 2,7 bilhões), aumente a participação.
O fundo regional é gerenciado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que recusou-se a divulgar os valores até agora liberados para a construção da ferrovia. Também envolvido no financiamento da ferrovia, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contribuiu com R$ 900 milhões, já liberados.
O governo resiste a dar o dinheiro requerido pela concessionária e insiste que a obra deve ser inaugurada ainda no governo Dilma. Mas deu à CSN a possibilidade de obter empréstimos nas instituições públicas.
“Para que os trabalhos da Transnordestina não sejam interrompidos, o governo federal, através da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e do BNB, autorizou a obtenção de empréstimo, por parte da Transnordestina Logística S.A, o que permitirá que as frentes de trabalho continuem mobilizadas e o cronograma das obras não apresente maiores postergações”, informou em nota o Ministério da Integração Nacional, sem revelar os valores dos empréstimos.
A ferrovia foi planejada para levar até os portos de Pecém (Ceará) e Suape (Pernambuco) a produção agrícola do cerrado do Piauí, especialmente soja. A linha férrea partiria da cidade piauiense de Eliseu Martins até Salgueiro, no sertão pernambucano. No município, a Transnordestina se dividiria. Um braço seguiria até o litoral pernambucano. Outro, dobraria à esquerda no rumo norte, até a costa cearense.
A primeira previsão é de que a ferrovia, no trecho Piauí-Pernambuco, seria inaugurada em 2010, ao final do segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O trecho Piauí-Ceará ficaria pronto em 2013.
Nada disso aconteceu. Foi dado um novo prazo, 2012, que se encerra sem que a obra tenha alcançado nem sequer 20% do trajeto. A nova previsão passou a ser dezembro de 2014. Embora faltem dois anos, o prazo não será cumprido, de acordo com avaliações reservadas tanto do governo quanto das próprias CSN e TLSA. Só falta tornar isso público.
De interesse estratégico para o governo, a ferrovia é vista como um futuro polo indutor de progresso de uma região cronicamente problemática, caracterizada pela pobreza de sua população, pelo ainda presente êxodo para as regiões metropolitanas, e sempre sujeita a secas muito intensas, como a que já dura dois anos.
A soja produzida no cerrado do Piauí chega hoje aos portos de exportação em carretas que circulam na maioria das vezes por estradas em péssimo estado de manutenção. A Transnordestina resolveria esse problema logístico, ao entregar a carga nos terminais portuários de maneira bem mais segura, econômica e ambientalmente limpa.
A previsão da safra de soja do Piauí em 2013 é de 1,48 milhão de toneladas, 17% a mais do que o registrado neste ano. Estão plantados 101,4 mil hectares dos 506,8 mil destinados até agora ao cultivo do grão nesta nova fronteira agrícola brasileira.
Nas negociações com o governo, CSN e TLSN argumentam, na tentativa de obter mais financiamentos públicos, que a ferrovia é fundamental para o desenvolvimento do interior do Nordeste, para o crescimento expressivo das exportações e para a entrada no País do dinheiro obtido na venda da soja no mercado externo. E que, apesar dessa importância, o retorno para o investidor é muito baixo em um primeiro momento. O lucro, se vier, será a longo prazo, dizem executivos da companhia encarregados das discussões com o governo.

ATTAWAPISKAT: PROTESTOS POR UMA VIDA MELHOR


População: 1.919 habitantes
Área: 1,19 km²
nome Cree: Āhtawāpiskatowi ininiwak, "Povo das rochas partidas"

Uma chefe aborígene canadense na terceira semana de uma greve de fome está insistindo para que o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, abra "seu coração" e se encontre com os líderes nativos enfurecidos por suas políticas, enquanto protestos improvisados se espalham para além das fronteiras do país.
A chefe Theresa Spence da remota comunidade de Attawapiskat, em Ontario, no norte, está jejuando desde 11 de dezembro e prometeu continuar até que Harper se comprometa a negociar uma série de reclamações, inclusive uma nova legislação que ela diz que vai prejudicar as terras nativas. "Ele é uma pessoa com um coração, mas precisa abrir o seu coração. Tenho certeza de que ele tem fé no Criador e para ele adiar isso é muito desrespeitoso, eu acho, nem mesmo se encontrar conosco", ela disse em uma entrevista em Ottawa.
Spence está no centro de um movimento de protesto aborígene canadense inédito chamado "Iddle No More", que começou com quatro mulheres na província de Saskatchewan conscientizando sobre a legislação orçamentária do governo conservador aprovada no início deste mês. A legislação, que também vem sendo criticada pelos políticos da oposição, reduz as proteções ambientais para os lagos e rios e facilitar a venda de terras da reserva.
A campanha pretende atrair a atenção para as condições deploráveis enfrentadas por muitos dos 1,2 milhão de nativos do país, incluindo pobreza, água que não é potável, habitação inadequada, vício e altos índices de suicídio.

FLORENÇA (FIRENZE) - ITÁLIA: A CAPITAL DO RENASCIMENTO

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Florença é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 371.060 habitantes.



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Localizado nas margens do Rio Arno , Florença é famosa pela sua história e, especialmente, sua importância na Idade Média e durante o Renascimento , a sua arte e arquitetura e, mais geralmente, pela sua herança cultural.


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Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.


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A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore ("Templo Principal") é considerada uma das mais belas da Europa.


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Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, entre outros.


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O centro histórico de Florença atrai milhões de turistas a cada ano, e Euromonitor International classificou a cidade como o mundo 72 mais visitados em 2009, com 1,685,000 visitantes. Foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1982.


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A cidade também contém numerosos museus e galerias de arte, como a Galeria Uffizi e do Palácio Pitti , entre outros, e ainda exerce uma influência nos campos da arte, cultura e política.


Uma das pontes de especial destaque - a Ponte Vecchio (Ponte Velha), cuja característica mais marcante é a variedade de lojas construídas sobre suas bordas, sustentadas por palafitas.


A rede de transporte público na capital da cidade é gerido pela ATAF e Li-Nea empresa de ônibus, com bilhetes disponíveis em tabacarias, bares e bancas de jornal.


A estação ferroviária Firenze Santa Maria é a principal estação ferroviária internacional em Florença e é usado por 59 milhões de pessoas a cada ano.


Florença "Americo Vespucci" é um dos dois principais aeroportos da região Toscana, sendo o outro Aeroporto Internacional Galileo Galilei, em Pisa.

PHU QUOC : UM VIETNÃ QUE VALE A PENA CONHECER

Phu Quoc  é um arquipélago do Vietnã situado a 12 km ao sul da Costa do Camboja e 40 km a oeste da cidade vietnamita de Ha Tien.
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O Arquipélago possui 574 km², sendo formado pela grande ilha de Phu Quoc e mais 22 ilhotas circundantes.

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A principal cidade do arquipélago é Duong Dong que abriga mais da metade da população da ilha principal que é de 85.000 habitantes. O arquipélago faz parte da província de Kien Giang.

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Uma cadeia de montanhas atravessa a ilha principal, as montanhas dos 99 picos. O ponto culminante da ilha é o monte Chúa, com 603 metros.

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As ilhas estão situadas no golfo da Tailândia e ficam mais próximas da costa do Camboja do que do próprio Vietnã.

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São consideradas ponto turistico de Vietnã e possuem vários Resorts.

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MUNICÍPIO DE UNISTALDA - RIO GRANDE DO SUL


Unistalda é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. O município foi batizado por esse nome em um homenagem a uma antiga moradora que se chamava Unistalda.
É conhecida como a cidade dos raios, devido a grande incidência de raios na região. Estudiosos atribuem isto a um fenômeno que ocorre na natureza que é o encontro de correntes climáticas.
Ficheiro:RioGrandedoSul Municip Unistalda.svg

área: 602.39 km²
população:  2.453 habitantes
 



Localiza-se a uma latitude 29º02'50" sul e a uma longitude 55º09'01" oeste, estando a uma altitude de 361 metros. Sua população, segundo o censo de 2010, é de 2.453 habitantes.

Unistalda possui a maior reserva de ávores de pau-ferro da América Latina.
Possui grandes belezas naturais, como a cachoeira do Inhacoa e a Lagoa do Junco, além de ter lugares exóticos como a casa de pedra e a casa dos Carneirinhos.


O município, então vila, teve início com a construção do batalhão ferroviário e da estrada de ferro Santiago. São Borja pelo batalhão comandado pelo general Horta Barbosa, entre os anos de 1935 e 1936, sendo construída nesta localidade uma estação intermediária que foi denominada Estação Unistalda, em homenagem a mãe do General, senhora Unistalda Barbosa, que muito fez pela instalação da linha ferroviária no município. Mais tarde nome dado ao município em sua homenagem. E agosto de 1940 Unistalda passou a ser 4º distrito de Santiago.
Em 1940 o senhor Emiliano Trindade e sua esposa Arvelina Loureiro Trindade, doaram ao município de Santiago uma área destinada a construção da futura vila de Unistalda.
 


FERROVIA SÃO BORJA- SANTIAGO: AS LOCOMOTIVAS ESTÃO VOLTANDO



Após dez anos ou mais, o trem começa a retornar em Santiago, quebrando o silêncio na Estação do Conhecimento e chamando atenção de muitas pessoas. Prova disso é o trabalho que a América Latina Logística-ALL está fazendo com a substituição dos dormentes e melhoramento na linha que está sob sua responsabilidade.
De acordo com o fiscal Jorge Luiz Garcia o trabalho de manutenção será entre Dilermando de Aguiar a Santiago, totalizando oitenta quilômetros de linha com a substituição de 45 mil dormentes, além da limpeza de corte e de valetas, trabalho que será executado por uma equipe formada por quinze homens. Para o ano que vem será reativado o trecho entre Santiago/São Borja e para em 2014 o trecho entre Santiago/ São Luiz Gonzaga.
Jorge Garcia informou ainda que, em 2013, o trabalho de manutenção vai seguir entre Santiago/São Borja. Neste trecho será feito uma remodelação total da linha, já que faltam trilhos. Após todo o trabalho, inicia o tráfego dos trens de carga e para o futuro, considerado próximo, fala-se num trem de turismo, projeto este que deverá ser realizado em parceria com o Poder Público. A equipe da ALL tem prazo de um ano e meio para recuperar o primeiro trecho entre Santiago/Dilermando de Aguiar; já o de Santiago/São Borja demandará dois anos.
Junto à Estação do Conhecimento ficará uma locomotiva e mais quatro vagões que auxiliam a equipe no trabalho de manutenção. Esta composição chegou a Santiago praticamente coberta de folhas devido ao túnel verde que se formou sobre os trilhos pelos anos em que a linha ficou sem trafegabilidade.